Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Dia Internacional dos Povos Indígenas: o que ver na Itaú Cultural Play

A plataforma gratuita, dedicada a produções nacionais, foi lançada em 19 de junho pelo IC

Publicado em 09/08/2021

Atualizado às 17:51 de 17/08/2022

Além de conferir, no canal do Itaú Cultural (IC) no YouTube, a programação do Mekukradjá – círculo de saberes de 2021, você pode celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, comemorado nesta segunda-feira (9), conhecendo algumas das melhores produções disponíveis na Itaú Cultural Play, nosso serviço de streaming marcado pela representatividade regional e pela diversidade de autoria. A plataforma gratuita, dedicada a produções nacionais, foi lançada em 19 de junho pelo IC.

>>Saiba mais sobre a plataforma de streaming dedicada ao cinema brasileiro

Anote as quatro indicações listadas abaixo e não deixe de conferir as obras do forumdoc.bh – Festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte, também presente na Itaú Cultural Play.

1

As hiper mulheres
Takumã Kuikuro, Carlos Fausto, Leonardo Sette | 2011
Documentário | 79 min

Numa comunidade dos indígenas Kuikuro, em Mato Grosso, uma anciã faz um último pedido para o companheiro – cantar no Jamurikumalu, o maior ritual feminino do Alto Xingu. As mulheres se reúnem para ensaiar e preparar a festa, mas a cantora que guarda a memória das antigas músicas está doente.

2

Teko haxy – ser imperfeita
Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro | 2018
Documentário | 39 min

Intimista como um diário pessoal, o filme surge do encontro de duas cineastas de mundos antagônicos. Patrícia é indígena da etnia Mbyá-Guarani. Sophia é antropóloga e não indígena. Cenas do cotidiano, bate-papos e a experiência pessoal trocada dão a este diálogo um sentido humano avassalador.

3

Bimi Shu Ikaya – Bimi com o poder de sopro
Isaka Huni Kuin, Siã Huni Kuin, Zezinho Yube | 2018
Documentário | 52 min

Bimi é a primeira mulher indígena a organizar uma aldeia. Do povo Huni Kuin, no Acre, ela enfrentou o patriarcalismo e quebrou tabus. Mestre artesã, neste novo matriarcado ela cumpre papéis tradicionalmente reservados aos homens, como ser pajé de cura e guardiã dos saberes ancestrais.

4

Ava Yvy Vera – a terra do Povo do Raio
Genito Gomes, John Nara Gomes, Johnathan Gomes, Dulcídio Gomes, Joilson Brites, Sara Brites, Valmir Gonçalves Cabreira, Edna Ximenez | 2016
Documentário | 52 min

Numa estrada cercada por pés de soja que se perdem no horizonte, um indígena Guarani Kaiowá fala sobre as constantes ameaças que seu povo sofreu por parte de pistoleiros da região. Este é o ponto de partida para uma reflexão sobre o processo de recuperação de suas terras e costumes ancestrais.

5

forumdoc.bh – Festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte
Seleção com seis filmes

Um dos mais consistentes e longevos festivais de cinema de Minas Gerais – criado em 1997 –, o forumdoc.bh exibe filmes brasileiros e internacionais, e obras de ficção que dialogam com as práticas do documentário. Diversidade, pautas atuais e foco nas novas vozes do audiovisual são as principais marcas da programação.

Fotografia colorida de uma mulher indígena de cabelo preto com franja, colar branco e braços pintados de preto com bolas vermelhas, com o peito pintado de preto mais suave. Ela está com a mão direita no ombro esquerda e olha para o ombro, séria.
As hiper mulheres (imagem: frame do filme)

Acesse itauculturalplay.com.br ou o aplicativo para mobile, faça seu cadastro gratuito e aproveite!

Compartilhe