Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Intervenções Educativas – Ocupação Zuzu

“Por que uma exposição sobre esse artista? Não entendi o trabalho dele...”. É corriqueiro ouvir frases como essas do público que visita...

Publicado em 24/04/2014

Atualizado às 17:34 de 20/12/2018

“Por que uma exposição sobre esse artista? Não entendi o trabalho dele...”. É corriqueiro ouvir frases como essas do público que visita as exposições – principalmente aquelas de artes visuais. Esses visitantes provavelmente entraram em contato com a obra de arte de forma vazia e efêmera, mesmo quando há potencial para aprofundamento.

Ocupação Zuzu conta com intervenções educativas que permitem ao público se envolver com os conteúdos apresentados e também adicionar suas experiências pessoais à mostra. “Pela primeira vez o Itaú Cultural avança em certo tipo de curadoria com enfoque educativo. Tentamos trazer para cada andar da exposição uma atividade que direcionasse o público, indicando: ‘Você quer saber mais sobre essa exposição? Quer participar mais dela?’ ”, conta Valéria Toloi, curadora da mostra e gerente do Núcleo de Educação e Relacionamento do instituto.

No primeiro andar, a Sala de Costura convida o público para o diálogo. Nesse espaço cada pessoa pode escrever em retalhos de tecido a resposta à pergunta: “O que a sua roupa fala sobre você?”. Já no térreo foi criado um local de leitura em que é possível consultar livros com temática relacionada à exposição, revistas de época e vídeos com entrevistas de Zuzu e Hildegard Angel, sua filha.

A estilista escrevia muitas cartas e recebia outras tantas principalmente depois que iniciou sua luta contra a repressão da ditadura brasileira – que em 1971 prendeu e matou seu filho de 26 anos, Stuart Angel. No primeiro subsolo, ao entrar em contato com essa série de cartas, o visitante é incentivado escrever uma carta a alguém que gostaria de encontrar. As cartas são acomodadas no escaninho do espaço expositivo e posteriormente publicadas no site.

O segundo subsolo é um ateliê totalmente dedicado às atividades educativas, como encontros entre convidados e público e encontros de formação com professores. Uma estampa em preto e branco desenvolvida por Zuzu Angel cobre uma das paredes da sala. A ideia é que o público possa intervir nessa imagem colorindo-a da maneira que quiser.

Abaixo, no comentários, conte como foi sua experiência na Ocupação Zuzu!

Para saber mais sobre a exposição e consultar a programação das atividades educativas clique aqui!

Compartilhe