Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Inventário - Literatura em Primeira Pessoa

Inventário - Literatura em Primeira Pessoa traz depoimentos de prosadores, poetas, críticos e pesquisadores de literatura no Brasil. Em...

Publicado em 25/05/2012

Atualizado às 17:18 de 22/02/2022

Ouça a playlist: Playlist: Inventário

Inventário - Literatura em Primeira Pessoa traz depoimentos de prosadores, poetas, críticos e pesquisadores de literatura no Brasil. Em um relato intimista, o convidado descreve e comenta seu ambiente familiar, as primeiras leituras, a decisão de "viver" da literatura, os primeiros exercícios e a formação.

No player acima, você tem acesso à série completa, podendo ouvir todos os programas na ordem descrita abaixo. Se quiser, pode avançar ou voltar para programas que já ouviu, usando as setas localizadas nas laterais do player.

Caso prefira ouvir um programa de cada vez, separadamente, clique nos nomes dos escritores, na lista abaixo.

1. Frei Betto
Autor de 54 livros de vários gêneros literários, o escritor Frei Betto narra sua trajetória desde os primeiros contatos com o universo cultural e destaca os momentos marcantes da carreira. Programa gravado em São Paulo, em dezembro de 2007. Duração: 30 minutos.

2. Beatriz Resende
Doutora em Literatura Comparada e Mestre em Teoria Literária, Beatriz Resende destaca os pontos mais importantes de sua carreira. No programa, a escritora também fala da preocupação em multiplicar e divulgar os resultados de suas pesquisas. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

3. Maria Esther Maciel
Escritora e professora, Maria Esther Maciel conta como foram os primeiros contatos com a Cultura, fala de suas influências e da importância da pesquisa no processo de criação de suas obras de ficção. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

4. Lourival Holanda
Escritor e pesquisador, Lourival Holanda é também professor e crítico literário. Neste depoimento, ele conta sua trajetória e fala sobre os principais desafios da crítica atualmente. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

5. Rubens Figueiredo
Escritor, professor e tradutor, Rubens Figueiredo conta sua trajetória, desde os primeiros contatos com a Literatura. Neste Inventário, o autor também fala das dificuldades e dos desafios de traduzir os clássicos russos. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2011. Duração: 30 minutos.

6. Moacyr Scliar
Escritor e médico, o gaúcho Moacyr Scliar é autor de extensa obra literária, que inclui volumes de contos, romances, crônicas, ensaios e literatura infanto-juvenil. Alguns dos seus livros mais conhecidos são O Centauro no Jardim; A Mulher que Escreveu a Bíblia; Leopardos de Kafka; Na Noite do Ventre; e O Diamante. Tem obras traduzidas para o inglês, o espanhol, o francês, o alemão, o italiano, o hebraico e o russo, entre outros idiomas. Programa gravado em seu apartamento, em Porto Alegre, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

7. Luiz Costa Lima
Crítico literário e professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), o maranhense Luiz Costa Lima é autor de diversos livros de ensaios, entre eles O Controle do Imaginário; Estruturalismo e Teoria da Literatura; Lira e Antilira: Mário, Drummond, Cabral; Mímesis - Desafio ao Pensamento; Limites da Voz; Mímesis e Modernidade: Formas das Sombras; Redemunho do Horror; e História. Ficção. Literatura. Programa gravado em seu apartamento, no Rio de Janeiro, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

8. Heloisa Buarque de Holanda
Crítica literária, pesquisadora e editora, a carioca Heloisa Buarque de Hollanda é organizadora das antologias 26 Poetas Hoje e Esses Poetas: Uma Antologia dos Anos 90. Professora de teoria crítica da cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou, também, diversos livros de ensaios como Impressões de Viagens, Patrulhas Ideológicas e Horizontes Plurais - Novos Estudos de Gêneros no Brasil, entre outros. Programa gravado em seu apartamento, no Rio de Janeiro, em novembro de 2008. Duração: 30 minutos.

9. Walnice Nogueira Galvão
Professora titular de teoria literária e literatura comparada da Universidade de São Paulo (USP), a escritora, ensaísta e crítica Walnice Nogueira Galvão apresenta sua trajetória ao ouvinte do Inventário. Autora de diversos livros sobre a obra de Guimarães Rosa e Euclides da Cunha, neste programa fala de sua experiência em outros países e dos anos de trabalho dedicados à elaboração das edições críticas de Os Sertões e Grande Sertão: Veredas. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

10. Roberto Piva
O polêmico poeta paulista Roberto Piva conta como ocorreu seu primeiro contato com a poesia e revela quais foram os autores que mais o influenciaram. Neste Inventário, um dos principais nomes da Geração dos Novíssimos também lê trechos de sua produção. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

11. Carlos Felipe Moisés
Poeta, crítico literário, tradutor e professor, o paulista Carlos Felipe Moisés conta ao público do Inventário um pouco de sua trajetória, desde os primeiros contatos com a literatura. No programa, Moisés também lê um de seus poemas. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

12. Leda Tenório Motta
Doutora em semiologia literária pela Universidade de Paris, a professora, tradutora e crítica literária Leda Tenório da Motta conta um pouco de sua trajetória ao programa Inventário. Na conversa, entre outros assuntos, ela aborda suas primeiras experiências com o universo cultural. Programa gravado em São Paulo, em outubro de 2007. Duração: 30 minutos.

13. Ivan Teixeira
Doutor em literatura brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e professor do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da mesma universidade, Ivan Teixeira conta ao público do Inventário um pouco de sua trajetória. Na conversa, o autor de Mecenato Pombalino e Poesia Neoclássica (Edusp/Fapesp, 1999) - livro vencedor do Lasa Book Prize (Estados Unidos) e do Prêmio Jabuti na categoria Ensaio, em 2000 - aborda sua experiência acadêmica no Brasil e no exterior. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2007. Duração: 30 minutos.

14. Humberto Werneck
Autor de O Desatino da Rapaziada (Cia. das Letras, 1992) e organizador de Minérios Domados (Rocco, 1993), que reúne a produção poética de Hélio Pellegrino, o escritor e jornalista Humberto Werneck fala sobre sua trajetória ao programa Inventário. Entre os assuntos abordados está o livro Pequenos Fantasmas, escrito por Werneck na década de 1960 e engavetado por 40 anos. Programa gravado em São Paulo, em setembro de 2007. Duração: 30 minutos.

15. Claudio Willer
Um dos expoentes da Geração dos Novíssimos, nos anos 60, o escritor, sociólogo e psicólogo Claudio Willer fala, no programa de literatura Inventário, sobre sua formação e os primeiros contatos com a poesia. Willer lê ainda trechos de sua produção. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2007. Duração: 30 minutos.

16. Tatiana Belinky
Aos 88 anos, a escritora, tradutora e crítica Tatiana Belinky revela os fatos mais importantes de sua carreira, como o trabalho com a obra de Monteiro Lobato, as adaptações para o teatro e a produção literária para crianças. Programa gravado em São Paulo, em agosto de 2007. Duração: 30 minutos.

17. Boris Schnaiderman
Das primeiras leituras à tradução de mais de 20 clássicos da literatura russa, o escritor, professor e ensaísta Boris Schnaiderman, de 90 anos, conta ao ouvinte momentos marcantes de sua trajetória. Programa gravado em São Paulo, em julho de 2007. Duração: 30 minutos.

18. Nelly Novaes Coelho
Aos 85 anos, a professora, pesquisadora e crítica literária Nelly Novaes Coelho conta ao público um pouco de sua rica trajetória no mundo da literatura. Programa gravado em São Paulo, em junho de 2007. Duração: 30 minutos.

19. Silviano Santiago
Silviano Santiago descreve e comenta suas primeiras leituras, a descoberta da literatura, a decisão de viver dessa arte e os seus princípios literários. Programa gravado no Teatro Paiol, em Curitiba, em maio de 2007. Depoimento concedido ao jornalista José Castello. Duração: 30 minutos.

Compartilhe