Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

“Inventário Mestre Vieira” lança songbook com partituras do músico paraense

Há também um site com informações da carreira de Mestre Vieira, precursor da lambada e da guitarrada; projeto foi apoiado pelo Rumos Itaú Cultural

Publicado em 26/05/2022

Atualizado às 16:13 de 25/05/2022

A pandemia de covid-19, que paralisou praticamente todas as atividades desde março de 2020 até meados de 2021, também atingiu o projeto Inventário Mestre Vieira, selecionado pelo edital Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Previsto para abril de 2020, só agora chega ao mundo o songbook que reúne a discografia do músico paraense Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como Mestre Vieira, precursor da lambada e criador da guitarrada.

O songbook é bilíngue – em português e inglês – e traz 30 partituras, que poderão ser estudadas em conservatórios e escolas de música, valorizando o trabalho do artista. A obra aborda também a trajetória musical de Mestre Vieira e de suas origens portuguesas, com textos assinados pela jornalista e produtora cultural Luciana Medeiros, proponente do projeto, e por convidados.

“O lançamento do songbook é a concretização de um sonho que começou lá em 2008, quando pude conhecer mais de perto essa história. É uma realização não só para mim, como para todas as pessoas envolvidas neste projeto e, para além dele, com a guitarrada e o próprio Mestre. Há toda uma geração que teve o privilégio de tocar com ele, bater papo e ouvir suas piadas. Não à toa, temos hoje em Belém um clube da guitarrada, patrimônio cultural imaterial do estado”, comenta Medeiros, que trabalhou durante dez anos com Mestre Vieira.

Também há um site, criado em 2012, que foi atualizado e se conecta com as redes sociais do projeto.

Evento de lançamento

O público de Belém (PA) poderá acompanhar o lançamento no dia 1º de junho, às 16 horas, no Núcleo de Conexões Na Figueiredo – Avenida Gentil Bittencourt, 449, Nazaré. A programação conta com um bate-papo com a equipe envolvida no projeto e um pocket show com a banda Filhos do Mestre, formada pelos filhos de Mestre Vieira.

Compartilhe