Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itaú Cultural doa obra de arte para a cidade de São Paulo

Praça da Sé, escultura de Ascânio MMM, foi instalada no saguão da Prefeitura

Publicado em 08/09/2017

Atualizado às 12:14 de 03/08/2018

O Itaú Cultural doou a escultura Praça da Sé, de Ascânio MMM, para a cidade de São Paulo. O ato foi oficializado numa cerimônia ocorrida no dia 6 de setembro de 2017, no saguão da Prefeitura, onde a obra foi instalada.

A escultura Praça da Sé, de Ascânio MMM, no saguão da Prefeitura de São Paulo | foto: Agência Ophelia

Encomendada e entregue à cidade nos anos 1970 por Olavo Setubal, fundador do Itaú Cultural e então prefeito de São Paulo, a escultura ocupou a região da Sé até 1989, quando foi retirada para restauro e dada como irrecuperável pelos técnicos municipais. A convite do Itaú Cultural, Ascânio reconstruiu a obra – agora lançando mão do alumínio pintado, e não do ferro, como matéria-prima.

Antes de voltar a ser propriedade do município, Praça da Sé integrou a mostra Modos de Ver o Brasil: Itaú Cultural 30 Anos, exposição que o instituto montou na Oca, no Parque Ibirapuera, para comemorar suas três décadas de atividade.

A cerimônia na Prefeitura contou com a presença de Milú Villela, presidente do Itaú Cultural, Eduardo Saron, diretor do instituto, André Sturm, secretário da Cultura de São Paulo, e João Doria, prefeito da cidade. Ascânio não pôde comparecer por motivos de saúde.

Eduardo Saron, Milú Villela, João Doria e André Sturm em frente à obra, doada pelo Itaú Cultural para a cidade de São Paulo | foto: Agência Ophelia

Depois de destacar a importância do instituto na vida cultural de São Paulo – usando como exemplo a revitalização promovida na Oca, que devolveu à cidade um dos seus mais importantes equipamentos culturais –, Doria lembrou que a escultura pode ser acessada pelas pessoas que vivem na capital paulista ou que passam pela cidade, já que o saguão da Prefeitura é aberto para a visitação do público.

Saron disse que a doação é mais uma forma de celebrar os 30 anos do Itaú Cultural. “Mais do que gerar eventos pontuais”, afirmou ele, referindo-se também à reforma realizada na Oca, “ações como essas têm o objetivo de oferecer algo perene à cidade.”

Antes de encerrar sua fala, Doria comentou o plano da Prefeitura de criar o Prêmio Cidade de São Paulo – iniciativa que visa reconhecer pessoas ou instituições que “têm demonstrado carinho pela cidade”. Segundo o prefeito, o troféu poderia ser uma miniatura da escultura de Ascânio. “É uma obra que representa as ideias de modernidade, de eficiência, da soma de partes iguais que formam um todo em equilíbrio, como ocorre em uma boa cidade”, disse ele.

Conheça a trajetória e a obra de Ascânio MMM na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Compartilhe