Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Na Flip 2020, o Itaú Cultural promove debate sobre quem é o leitor de literatura no Brasil

A conversa parte dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e reúne Zoara Failla, João Luís Ceccantini e Eduardo Saron

Publicado em 01/12/2020

Atualizado às 15:10 de 13/01/2023

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) acontece on-line entre os dias 3 e 6 de dezembro – e o Itaú Cultural compõe a programação paralela, com um debate na quinta 3, às 14h: Quem é o Leitor de Literatura?. A mesa traz um recorte da Retratos da Leitura no Brasil, pesquisa sobre quem são os leitores brasileiros e quais são suas preferências e influências. Participam da mesa a coordenadora da Retratos, Zoara Failla, o professor de literatura brasileira João Luís Ceccantini e o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, que faz a mediação da conversa.

Veja também:
>> "Escrever uma nova página: a literatura durante e após a pandemia", reportagem que traz uma entrevista com Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip

A Retratos da Leitura é realizada pelo Itaú Cultural, pelo Instituto Pró-Livro e pelo Ibope Inteligência. Para ter um panorama da pesquisa, veja a matéria "Retratos da Leitura: um país que lê menos". Leia também "Como construir um país mais leitor", que desdobra os dados de versões da Retratos aplicadas na Bienal do Livro do Rio de Janeiro e na Festa Literária das Periferias (Flup).

O Brasil que Lê

Além da Retratos da Leitura, o Itaú Cultural apoia a pesquisa O Brasil que Lê, um mapeamento de ações que enfocam a formação de leituras e a mediação da leitura no Brasil. Desenvolvida junto à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e à consultoria JCastilho, essa iniciativa está em fase inicial, com uma plataforma para inscrição de projetos. Para saber mais e/ou inscrever seu trabalho, acesse obrasilquele.catedra.puc-rio.br.

Itaú Cultural na Flip
mesa Quem é o Leitor de Literatura?
quinta 3 de dezembro
às 14h

on-line | Youtube da Flip

Compartilhe