Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itaú Cultural prorroga o prazo de inscrições para o Oceanos

O Itaú Cultural prorrogou até dia 1º de julho (até as 23h59) as inscrições da edição 2016 do Oceanos — Prêmio de Literatura em Língua...

Publicado em 16/06/2016

Atualizado às 10:36 de 03/08/2018

O Itaú Cultural prorrogou até dia 1º de julho (até as 23h59) as inscrições da edição 2016 do Oceanos — Prêmio de Literatura em Língua Portuguesa. Em sua segunda edição, a premiação seleciona as melhores obras de escritores lusófonos publicadas em primeira edição no Brasil em 2015.

Criações literárias publicadas nos demais países de língua portuguesa podem concorrer desde que tenham sido lançadas originalmente entre 2012 e 2015 e publicadas no ano passado por editora brasileira ou sediada no Brasil. Não é permitida a participação de livros infantis ou infantojuvenis.

Logo Oceanos, Slider

As produções participantes devem ser enviadas no formato e-Pub, mesmo aquelas publicadas apenas em versão impressa. As obras devem se enquadrar em uma das quatro categorias: Poesia, Prosa de Ficção, Crônica e Dramaturgia.

Todas as obras inscritas serão lidas e avaliadas pelos jurados exclusivamente por e-reader fornecido pela Kobo e pela Livraria Cultura. Nesta edição, 230 mil reais serão distribuídos entre os quatro ganhadores, da seguinte forma:

1o lugar = 100 mil reais
2o lugar = 60 mil reais
3o lugar = 40 mil reais
4o lugar = 30 mil reais

A escolha dos vencedores será realizada em três etapas, marcadas pela transparência de critérios:

1ª etapa — a curadoria, formada por Selma Caetano e Manuel da Costa Pinto, indica o Júri Avaliação, formado por 40 estudiosos da literatura. Entre julho e outubro, o Júri Avaliação avalia todas as obras devidamente inscritas, e elege entre elas 50 semifinalistas.

2ª etapa — entre outubro e novembro, o Júri Intermediário, formado por seis jurados eleitos na etapa anterior, avalia as obras semifinalistas e elege entre elas dez finalistas.

3ª etapa — em novembro, o Júri Final, composto pelos mesmos seis jurados do Júri Intermediário, escolhe os quatro vencedores entre os 10 finalistas da etapa anterior.

Para mais informações, acesse o site da premiação aqui

Compartilhe