Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Itinerância das mostras com obras dos selecionados no Rumos Artes Visuais encerra em Recife

De 25 de outubro a 9 de dezembro, o Museu de Arte Aloísio Magalhães (MAMAM) recebe a exposição Intuição et cetera - recorte de Convite à...

Publicado em 31/10/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

De 25 de outubro a 9 de dezembro, o Museu de Arte Aloísio Magalhães (MAMAM) recebe a exposição Intuição et cetera - um dia antes é realizado um coquetel de abertura para convidados Trata-se de um recorte de Convite à Viagem - Rumos Artes Visuais 2011/2013, mostra exibida em São Paulo, para apresentar o resultado do mais recente edital do programa no segmento. Em Recife são exibidas 31 obras de 19 dos artistas selecionados neste programa - de um total de 100 trabalhos de 45 artistas de todo país. Nesta cidade, a curadoria é de Paulo Miyada, Matias Monteiro e Vânia Leal. No dia 24 (quarta-feira), às 17h, os três ainda participam de um bate papo com cinco dos artistas presentes sobre os conceitos da linha curatorial.

Miyada conta que para selecionar as obras que participam deste recorte usou a referência pessoal. "Hoje a arte contemporânea não tem um limite ou um contexto claro de definição, Por isso, utilizei o cunho pessoal como referência e, assim, surgiu o tema da intuição, usada como a primeira etapa do pensamento racional, antes de ser dividido e analisado". Ele e a equipe que o acompanha deram preferência aos artistas que usaram elementos intuitivos em suas criações gerando obras que não se mostram claramente, pois precisam ser decifradas.

Embora não seja dividida em partes, a mostra pode ser analisada em três diferentes áreas. A primeira tem foco no desenho; o artista utiliza a intuição para iniciar o projeto e destaca o detalhamento na ponta do lápis como, por exemplo, nas obras Cerração, Neblina e Névoa Subindo a Serra, do gaúcho Rafael Pagatini. Outros trabalhos que se encaixam nesse contexto são os desenhos Sem Título feitos em grafite, aquarela, guache e lápis de cor do brasiliense Virgílio Neto e as pinturas Sem Título em caneta hidrográfica de Vinicius Guimarães, do Espírito Santo. A impressão em pigmento sobre papel algodão da Série Polaroids, da carioca Maria Laet, complementa essa área devido à precisão e à capacidade do entendimento subjetivo.

A segunda área apresenta obras que expressam o controle e a premeditação. São trabalhos analíticos, que mantêm o mistério com o objetivo de despertar algo no público. As obras A Morte, O Mito, O Homem e A Mulher, da Série Retratos, da paraense Berna Reale, observam o espectador, produzindo nele um entendimento pessoal. Imagem, do artista paulista Thiago Honório, apresenta um cubo espelhado até a altura do pescoço e uma cabeça de imagem de roca do século XVIII na parte de cima, o que provoca reações de estranhamento. Assim como a instalação Resistência, de Marília Furman, também de São Paulo, composta por um holofote e uma chapa de vidro, dispostos demaneira que provocam uma tensãoporque o vidro pode se partir a qualquer momento.

Enfim, a terceira abordagem é o espaço e a paisagem com criações que envolvem a capacidade de percepção da totalidade. Depois da visão espacial do todo é que se percebem detalhes como em Parede Suprematista, projeção de vídeo do paulista Guilherme Teixeira. As videoinstalações Projeção 0 e 1, do paulista Luís Roque, e Petricor, da carioca Luiza Baldan, se encaixam no contexto por mostrarem ambientes e paisagens. As fotografias Corpo em Segredo P e Corpo em Segredo B, do goiano Dalton Paula, adequam-se entre duas áreas, pois abordam o controle e o mistério e, ao mesmo tempo, ocupam um lugar no espaço. Da mesma forma, a instalação Passagem Secreta, de Luciana Paiva, do Distrito Federal, fica entre as áreas do desenho e do ambiente: é feita depáginas de livros atravessadas por uma fita invisível, desenhando um caminho e impondo a ocupação do espaço.

Rumos - seleção e difusão
A proposta do programa Rumos Artes Visuais é, com base na realidade de cada região, ao mesmo tempo viajar, diagnosticar e fomentar a criação visual do país. Assim, além de investigar o momento atual desta produção, detecta as direções e propicia aos selecionados oportunidades de difusão de seus trabalhos, intercâmbios e aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

No total das anteriores quatro edições do Rumos Artes Visuais, foram selecionados, produzidos e divulgados os trabalhos de 275 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos entre mais de 6 mil inscritos. Agora, a quinta edição do programa neste segmento recebeu 1.770 inscritos: 1.095 da região sudeste, 315 da Sul, 173 vieram do Nordeste, 117 do Centro-Oeste e 66 da região Norte. Destes, os selecionados são: 11 do Rio de Janeiro; oito de São Paulo, sete do Rio Grande do Sul, quatro de Minas Gerais, três do Distrito Federal. Do Pará e da Bahia foram contemplados dois e um do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina.

O curador-geral desta mais recente edição é Agnaldo Farias, que conta com a cocuradoria de Ana Maria Maia, Felipe Scovino, Gabriela Motta e Paulo Miyada - e com os curadores viajantes AlejandraMuñoz, Franzoi, Julio Martins, Luiza Proença, Marcelo Campos, Matias Monteiro, Sanzia Pinheiro e Vânia Leal, que se dividiram pelo Brasil para conhecer o cenário e produção artística das regiões Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste visitando ateliês, realizando palestras e fazendo contato próximo com a produção de determinados locais. Diferentemente das edições anteriores, nesta, a pedido do curador geral, os 13 formaram a comissão autônoma de seleção dos trabalhos.

Convite à Viagem, a mostra que apresentou a totalidade desses trabalhos em São Paulo, manteve Agnaldo Farias como curador geral. Os recortes desta mostra ganham curadoria de cada equipe regional, exibidos em Goiânia (GO), Belém (PA), Joinville (SC) e Recife (PE). Encerrando a itinerância, o Rio de Janeiro receberá a exposição integral. Durante 2012 ocorreu, ainda, um seminário para os artistas selecionados e a seleção de quatro artistas para residências artísticas nacionais e internacionais, além de workshops, gratuitos e abertos ao público, de três dias, sobre arte contemporânea realizados pelos curadores viajantes em oito cidades brasileiras como Aracaju (SE), Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Chapecó (SC) e Macapá (AP).

SERVIÇO
Intuição etcetera
Abertura com coquetel para convidados: 24 de outubro de 2012 (quarta-feira), às 19h
Em cartaz: 25 de outubro a 9 de dezembro de 2012
De terça a sexta, das 12h às 18h
Sábados e domingos, das 13h às 17h
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

Bate-papo com os curadores e artistas presentes
24 de outubro (quarta-feira), às 17h
Entrada franca
Entrada por ordem de chegada
Vagas: 50

Museu de Arte Aloísio Magalhães (MAMAM)
Rua da Aurora, 265 - Boa Vista - Recife - PE
Informações: (81) 3355-6870/ 3355-6871
mamam@mamam.art.br

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Lívia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Marianna Perri: marianna.perri@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera
Fone: 11.3629-1017
Caroline Zeferino: imprensa@auditorioibirapuera.com.br
Fone: 11. 5056-9818 / 3629-1018
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe