Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Jazz Big Band

Orquestra presta homenagem a Zé Rodrix em show com participação de Barbara Rodrix, Tavito e Sonekka  

Publicado em 29/07/2015

Atualizado às 10:13 de 03/08/2018

A Jazz Big Band, orquestra da Associação dos Artistas, presta uma homenagem ao cantor, compositor, músico, produtor e escritor Zé Rodrix no espetáculo Zé Rodrix – as Canções, com a regência do maestro Mario Tirolli e a participação dos amigos, parceiros musicais e cantores Tavito e Sonekka e da filha do homenageado, Barbara Rodrix, que interpretam as canções e contam histórias e passagens dessa trajetória de sucesso.

Formada por 15 instrumentistas, a orquestra da Baixada Santista mostra grandes clássicos da carreira de Zé Rodrix, como “Soy Latino Americano”, “Mestre Jonas” e “Casa no Campo”, com linguagem das big bands americanas e espaço para improvisações jazzísticas, além de apresentar um número instrumental só com jingles que marcaram época e foram produzidos por Rodrix, que também era publicitário.

O maestro Mario Tirolli, que escreveu os arranjos para as músicas do espetáculo junto com Zé Rodrix, conta que o processo de montagem foi intenso. “Foram 28 arranjos em quase três meses de trabalho”, explica. “Tive a honra de recebê-lo em casa quase diariamente nesse período. Ele era, simplesmente, uma usina de ideias musicais e tive de evoluir muito para acompanhá-lo. A troca de energia com ele foi mágica”, conclui.

O projeto original do espetáculo Zé Rodrix – as Canções era a realização de uma série de shows de Zé Rodrix com a Jazz Big Band, além da gravação de um DVD. Mas, após três apresentações em 2008 sendo uma delas com a participação de Tavito, Sonekka e Barbara , a ideia foi bruscamente interrompida pelo falecimento do artista em 2009. Retomado pela orquestra em 2014, o espetáculo passou a contar com os três cantores no elenco principal, desempenhando o papel que antes era de Rodrix.

O músico e compositor Sonekka, responsável por apresentar Zé Rodrix à Associação dos Artistas e um dos incentivadores e produtores do espetáculo, diz que “a história artística de Zé Rodrix também merece ser revisitada e mostrada como exemplo da pluralidade que um talento real pode adicionar ao universo cultural da época, a despeito de modismos e da música de escala industrial que se faz hoje em dia”.

Sobre a expectativa para a apresentação no Auditório, Sonekka diz que o foco é “atrair um público grande e de gosto apurado, porque hoje em dia são raríssimos os shows com big bands, de 15 músicos em cena. São Paulo merece isso, como nos grandes shows de Las Vegas”.

Jazz Big Band
domingo 16 de agosto de 2015
às 19h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Compartilhe