Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Jazz Sinfônica

A orquestra se apresenta acompanhada por grandes cantoras  

Publicado em 22/02/2017

Atualizado às 10:43 de 03/08/2018

INGRESSOS PARA SÁBADO ESGOTADOS

A orquestra Jazz Sinfônica sobe ao palco, sob regência dos maestros João Maurício Galindo (sexta e sábado) e Fábio Prado (domingo), para três noites de apresentação da série Jazz +. A cada concerto, os músicos contam com a participação especial de uma cantora.

Na sexta-feira, às 21h, quem acompanha a Jazz Sinfônica é Ná Ozzetti. No programa, entre outras, composições de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes (“Estrada Branca”, “Modinha” e “Canta, Canta Mais”), Ary Barroso (“Na Batucada da Viola”) e Dante Ozzetti e Zé Miguel Wisnik (“Ultrapássaro). Os arranjos são de Cíntia Zanco, Fábio Prado, Léo Peracchi, Newton Carneiro e Tiago Costa.

No sábado, também às 21h, é a vez de Fabiana Cozza se juntar a orquestra para interpretar músicas de Consuelo Velasquez (“Besame Mucho”), Ary Barroso (“Na Baixa do Sapateiro”) e Noel Rosa (“Pra que Mentir), entre outros compositores. Os arranjos são de Debora Gurgel, Marcelo Ghelfi, Tiago Costa, Rodrigo Morte e Nailor Proveta. | INGRESSOS ESGOTADOS

No domingo, às 19h, fechando a série Jazz+, Lívia Nestrovski mostra versões em português para canções de nomes como George Gershwin e Ira Gershwin (“Fascinatin’ Rhythm” e “Blah, Blah, Blah”), Cole Porter (“I Get a Kick Out of You” e “You Are The Top”) e Irving Berlin (“How Deep is The Ocean”). Os arranjos são de Jaques Morelembaum, Nailor Proveta, Nelson Ayres, Ruriá Duprat, Rodrigo Morte e Tiago Costa. As versões são de Carlos Renno, Augusto de Campos e Nelson Ascher.

Jazz Sinfônica
Unindo a orquestra dos moldes eruditos a uma big band de jazz, a Jazz Sinfônica, idealizada em 1989 pelo músico Arrigo Barnabé – que queria resgatar as tradições das antigas orquestras de rádio e televisão (de 1930 a 1960) –, foi criada um ano depois pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo com a proposta de dar tratamento sinfônico à música popular brasileira e universal, produzindo uma sonoridade ímpar e conferindo protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira. O maestro Cyro Pereira (1929-2011), fundador da orquestra, criou o repertório fundamental da Jazz transpondo melodias populares de compositores como Luiz Gonzaga, Tom Jobim e Pixinguinha para a grandiosidade do som sinfônico. João Maurício Galindo é o diretor artístico e regente titular da Jazz Sinfônica e Fábio Prado o regente adjunto.

Desde janeiro de 2012, a orquestra é administrada pela Organização Social de Cultura Instituto Pensarte. No ano de 2015, o conjunto sinfônico completou 25 anos e lançou o CD comemorativo Jazz Sinfônica – 25 Anos, na 1º Bienal de Composição Jazz Sinfônica, e se apresentou pela primeira vez no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com repertório de música popular. Em 2016, a Big Band da Jazz Sinfônica se apresentou pela primeira vez no Royal Albert Hall (Londres), durante o Festival BBC Proms, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência de Marin Alsop.

João Maurício Galindo
Diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, João Maurício Galindo está à frente desse conjunto desde agosto de 2000. É graduado em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pós-graduado em musicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, de Manaus, e da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Atuou como convidado à frente das sinfônicas de Salvador, Sergipe, Campinas e Paraná e da Petrobras Pró-Música do Rio de Janeiro. Foi também regente da Orquestra Sinfônica do Festival de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002. No exterior, dirigiu a Filarmônica de Belgrado, a Sinfônica Siciliana, a Sinfônica de Bari e a Sinfônica de Roma, entre outros conjuntos. É criador e apresentador dos programas Pergunte ao Maestro e Encontro com o Maestro, ambos da Rádio Cultura FM de São Paulo, e autor do livro Música, Pare para Ouvir, lançado pela Melhoramentos em 2009.

Fábio Prado
Maestro e arranjador,  iniciou sua vida musical em 1977, participando da comunidade Coral Luther King. Em 1980 começou a estudar trompa no Conservatório do Brooklin, com o professor Mário Rocha. Logo passou a tocar em orquestras, com destaque para a Orquestra Sinfônica de Paraíba [Ospa (1982-1983)], a Orquestra Sinfônica de Campinas (1984-1987), a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo [Osesp (1988-1997)] e a Orquestra Jazz Sinfônica (1997-2004). Em 1998 começou seus estudos em arranjo e regência. No fim do mesmo ano estreou como maestro à frente das orquestras Jazz Sinfônica e Sinfonia Cultura. Em 2005 tornou-se maestro-assistente da Orquestra Jazz Sinfônica. Em 2009 recebeu o título de mestre pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), com a dissertação O Carinhoso de Cyro Pereira: Arranjo ou Composição?. Atualmente também ministra cursos e palestras sobre regência, arranjo/orquestração e história da música.

Jazz Sinfônica
sexta 10 sábado 11 e domingo 12 de março de 2017
sexta e sábado às 21h | INGRESSOS PARA SÁBADO ESGOTADOS
domingo às 19h
[duração aproximada: 90 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

 

Compartilhe