Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Jazz Sinfônica + Danilo Caymmi

A Orquestra Jazz Sinfônica recebe o cantor, compositor e arranjador Danilo Caymmi para o concerto de encerramento da temporada Jazz+2012

Publicado em 05/11/2012

Atualizado às 20:29 de 02/08/2018

Danilo Caymmi se apresenta com a Orquestra Jazz Sinfônica nos dias 23 e 24 de novembro no Auditório Ibirapuera. O concerto, que conta com a regência de João Maurício Galindo, mostra um apanhado da carreira de Danilo Caymmi, iniciada em 1964, quando participou como flautista do álbum Caymmi Visita Tom. De lá para cá, o músico – filho caçula de Dorival Caymmi e Stella Maris – gravou oito álbuns solo e fez inúmeras participações em trabalhos de outros artistas.

“A música corre nas veias de Danilo Caymmi. Ele nasceu em uma das famílias mais musicais do Brasil e isso, somado ao seu talento nato, só contribuiu para que ele se destacasse no meio. Os arranjos sinfônicos para composições, que fazem parte da memória afetiva do público, e para sucessos mais recentes, certamente resultarão em uma apresentação memorável”, afirma o maestro João Maurício Galindo.

Entre as músicas que serão apresentadas por Danilo, destacam-se grandes sucessos, como “Codajaz” – uma das primeiras canções gravadas por sua irmã, Nana –, “O Bem e o Mal”, “Canção do Amor Rasgado”, “Casaco Marrom” e “Marina” – todas composições próprias. Os arranjos foram feitos por Arthur Verocai – parceiro em “Okê Arô”, canção do disco Alvear (2011).

Como é de praxe, a noite começa com a Prata da Casa – momento da programação em que é dado destaque ao trabalho de alguns instrumentistas da orquestra. Nessa apresentação, o público irá conferir Suíte Edu Lobo, Poema para o Tom e Caymminiana. Os arranjos dessas músicas foram compostos por Cyro Pereira.

A Jazz+2012 promoveu neste ano encontros da Jazz Sinfônica com convidados especiais ligados à música popular brasileira ou internacional, como Moraes Moreira, Diego Schissi, Zimbo Trio e Ithamara Koorax.

Jazz Sinfônica

Criada em abril de 1990 pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, com o objetivo de dar tratamento sinfônico à música popular, a Jazz Sinfônica se destaca no cenário nacional pela originalidade de unir uma orquestra tradicional a uma big band popular. Essas características lhe conferem protagonismo na criação de uma nova estética orquestral brasileira.

A Jazz Sinfônica realiza, há quatro anos, no Auditório Ibirapuera, a temporada de concertos Jazz +, recebendo convidados especiais do Brasil e de outros países, entre os quais figuram grandes nomes da música popular brasileira e atrações internacionais de renome.

Uma das maiores preciosidades da Jazz Sinfônica é o acervo de partituras, que começou com as transposições de melodias populares de compositores como Pixinguinha, Luiz Gonzaga e Tom Jobim para o formato sinfônico por Cyro Pereira, o maestro dos Festivais da Record da década de 1960 e um dos fundadores da orquestra. Pereira iniciou a criação do repertório fundamental da orquestra, continuado por uma equipe de orquestradores de excelência.

O diretor artístico e regente titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo é João Maurício Galindo e Fábio Prado é seu regente adjunto. Desde janeiro deste ano, a orquestra é administrada pelo Instituto Pensarte – Organização Social de Cultura.

Programa Jazz + Danilo Caymmi

“Suíte Edu Lobo”
Fantasia sobre temas de Edu Lobo
arranjo: Cyro Pereira

“Poema para o Tom”
arranjo: Cyro Pereira

“Caymminiana”
Fantasia sobre temas de Dorival Caymmi
arranjo: Cyro Pereira

“Andança”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

“Okê Arô”
Danilo Caymmi e Arthur Verocai
arranjo: Arthur Verocai

“Branca”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

“Canção do Amor Rasgado”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

“Codajaz”
Danilo Caymmi
Arranjo: Arthur Verocai

“O Bem e o Mal”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

“Casaco Marrom”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

“Marina”
Danilo Caymmi
arranjo: Arthur Verocai

Jazz Sinfônica + Danilo Caymmi
sexta 23 sábado 24 de novembro
às 21h
duração: 90 minutos (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos] L
Os ingressos podem ser adquiridos de duas maneiras:
Ingresso.com: 11 4003 5588
Bilheteria do Auditório
Horários de funcionamento:
terça a quinta: das 11h às 18h
sexta: das 11h às 22h
sábado: das 9h às 22h
domingo: das 9h às 20h

Compartilhe