Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

João Gilberto Noll: “Sou um escritor de pulsão”

O escritor gaúcho morre aos 70 anos, em Porto Alegre

Publicado em 29/03/2017

Atualizado às 10:47 de 03/08/2018

Vídeos

João Gilberto Noll - Solidão Continental - AuTORES EM CENA (2011)

Playlist: Playlist: João Gilberto Noll: “Sou um escritor de pulsão”

Você está assistindo: 1/2 vídeos

João Gilberto Noll - Solidão Continental - AuTORES EM CENA (2011)

João Gilberto Noll - Jogo de Ideias (2011)

“Sou um escritor de pulsão. Não intelectualizo previamente o que eu vou escrever. É muito importante o momento da escrita para que as coisas se estabeleçam e se desenvolvam. Eu não penso muito antes sobre o que é que vai sair, assim também como não sei onde vai dar” – declaração de João Gilberto Noll sobre seu processo de trabalho para o programa Jogo de Ideias, em 2011 (que pode ser visto ao final do texto).

Na manhã desta quarta-feira, 29 de março de 2017, a família de Noll confirmou o falecimento do autor gaúcho, aos 70 anos. A causa da morte não foi divulgada.

[caption id="attachment_97013" align="aligncenter" width="600"]João Gilberto Noll em espetáculo da série AuTORES EM CENA na Flip 2011 (foto: Luciana Serra João Gilberto Noll em espetáculo da série AuTORES EM CENA na Flip 2011 (foto: Luciana Serra)[/caption]

Romancista e contista, ele publicou 18 livros – sendo 13 romances, 3 compilações de contos e 2 obras infantojuvenis. Entre eles, O Cego e a Dançarina, Hotel Atlântico e A Céu Aberto, além de contos como Alguma Coisa Urgentemente, adaptado para o cinema com o título Nunca Fomos Tão Felizes, sob direção de Murilo Salles. Também escreveu para o teatro Quero Sim, dirigida por Marcos Barreto. Teve obras traduzidas para o espanhol, o italiano e o inglês. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio da Fundação Guggenheim (2002), o Prêmio da Academia Brasileira de Letras (ABL) de ficção (2004) e o Jabuti (1981, 1994, 1997, 2004 e 2005).

Confira a seguir dois vídeos: o espetáculo Solidão Continental – no qual o escritor encena trechos retirados de seus livros, com direção de Fernanda D'Umbra, para a série AuTORES EM CENA, com curadoria de Marcelino Freire – e a entrevista concedida para o programa Jogo de Ideias – na qual o escritor Daniel Galera atuou como entrevistador convidado.

Ouça também a entrevista do autor para a série de web-rádio Escritor-Leitor, em que comenta sobre os personagens da literatura que mais o influenciaram, além de tratar de seu processo de criação e ler trechos de algumas obras.

Saiba mais sobre a trajetória do escritor na Enciclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe