Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

João Pinheiro e Sirlene Barbosa – Caminhos da HQ (2ª Temporada)

Os autores de Carolina tratam da importância de destacar o trabalho de uma mulher negra e de periferia

Publicado em 12/09/2020

Atualizado às 14:29 de 14/09/2020

O programa trata da trajetória de João Pinheiro e de Sirlene Barbosa, autores de Carolina, biografia em quadrinhos da escritora Carolina Maria de Jesus. O livro foi publicado no Brasil e na França, indicado ao Prêmio Jabuti e vencedor do Prêmio Ecumênico do Festival de Quadrinhos de Angoulême.

João fala de seu trabalho como artista visual, professor e autor de histórias em quadrinhos – como BURROUGHS (lançada também na Turquia e na França) e KEROUAC; além de publicar em revistas como Front, Graffiti, Serafina e Cavalo de Teta. Carolina é a primeira experiência em HQ de Sirlene, que é mestra em linguística aplicada e estudos da linguagem e professora de língua portuguesa. Além de falar sobre suas criações, os autores tratam da importância de dar o devido destaque ao trabalho de uma mulher negra e de periferia, de descolonizar o olhar e de aumentar as vozes.

Gravado em setembro e outubro de 2018, na sede do Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

segunda temporada de Caminhos de HQ exibe 11 episódios que mostram as trajetórias individuais ou em duplas dos artistas, além de abordar temas como sobre edição, público e representatividade. Os vídeos serão disponibilizados aos sábados, sempre às 14h, no site e no canal do YouTube do Itaú Cultural.

Compartilhe