Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Juliana Vicente e Viviane Ferreira – O negro no cinema – Diálogos Ausentes (2016)

A última edição da série Diálogos Ausentes, sobre a presença e a obra de artistas negros em diversas áreas de expressão da cultura e da...

Publicado em 24/03/2017

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

A última edição da série Diálogos Ausentes, sobre a presença e a obra de artistas negros em diversas áreas de expressão da cultura e da arte brasileiras, em 2016, foi realizada em conjunto com a fundação da Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan).

A realizadora e bailarina Carmen Luz fala sobre os seus primeiros contatos com personagens negras no cinema, sobre a sua carreira e trabalhos que cruzam a dança e o cinema. Macca e Fernanda Lombo abordam o documentário Foice a Face, sobre a presença negra nas artes contemporâneas, surgido de um debate a respeito de blackface realizado no Itaú Cultural.

A cineasta e produtora Juliana Vicente fala do curta-metragem Cores e Botas e da sua experiência com a Preta Portê Filmes. Viviane Ferreira comenta a sua experiência na direção, à frente de projetos como O Dia de Jerusa e Peregrinação, além de discutir a redistribuição de espaços de poder e a importância da criação da Apan no atual contexto social e político brasileiro, consolidando formalmente em seguida a sua fundação.

Evento realizado em dezembro de 2016 na sede do instituto, em São Paulo/SP.

Veja mais vídeos da série Diálogos Ausentes aqui.

Créditos
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Camila Fink
Captação e edição: Vocs

Compartilhe