Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento da revista do Observatório traz seminário sobre a região nordestina

São duas mesas: Sertões, Identidades e Representações e Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões

Publicado em 30/04/2019

Atualizado às 16:16 de 28/05/2019

Em 28 de maio será lançada a edição número 25 da Revista Observatório. A publicação, que é uma produção do Observatório Itaú Cultural – setor do instituto dedicado à formação e ao mapeamento nos campos das políticas e da gestão culturais –, aborda nesse volume a temática dos sertões, um “manancial de mundos, de imaginários, de significados e de diversidade simbólico cultural”, segundo o texto que abre o periódico.

Veja também:
>>Assista on-line a uma seleção de filmes com o tema sertão
>>Revista do Observatório 25 tem o sertão como tema. Leia abaixo!

Para marcar o lançamento, um seminário discute essa região nordestina. São duas sessões: Sertões, Identidades e Representações e Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões. A mediação das mesas será feita pelo historiador Elder Patrick, mestre e doutor nessa disciplina pela Universidade de Brasília. Patrick é autor da tese A Economia Simbólica da Cultura Popular Sertanejo-Nordestina e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

De Sertões, Identidades e Representações participam Cláudia Pereira Vasconcelos, doutoranda em estudos da cultura pela Universidade de Lisboa; Durval Muniz, doutor em história pela Unicamp; e João Júnior, ator, dramaturgo e diretor teatral que encena no Itaú Cultural a peça Portar(ia) Silêncio. Os participantes discutem estereótipos e tratam de como as artes – por exemplo, o cinema novo – figuraram o sertão.

Já a sessão Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões é formada por Alexandre Barbalho, doutor em comunicação e cultura contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Verônica Violeta, integrante do Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA); Juracy Marques, pós-doutor em antropologia pela UFBA; e Maria Geralda de Almeida, mestre e doutora em geografia pela Université de Bordeaux III. A mesa toca em assuntos como os impactos da transposição do Rio São Francisco.

Em torno do lançamento da revista, toda uma programação dedicada aos sertões ocorre no instituto – com teatro, contação de histórias e mostra de filmes. Confira.

Seminário Sertões: Identidades, Representações e Políticas

mesa 1 – Sertões, Identidades e Representações
com Cláudia Pereira Vasconcelos, Durval Muniz João Júnior. Mediação Elder Patrick
terça 28 de maio
às 14h

mesa 2 – Revisão das Políticas Culturais e de Desenvolvimento para os Sertões
com Alexandre Barbalho, Verônica Violeta, Juracy Marques, Maria Geralda de Almeida. Mediação Elder Patrick
terça 28 de maio
às 16h30

[duração aproximada: 150 minutos]
Sala Multiúso – 90 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: uma hora e meia antes das mesas (o ingresso vale para ambos os debates) | com direito a um acompanhante – ingressos liberados apenas na presença do preferencial e do acompanhante
público não preferencial: uma hora e meia antes das mesas (o ingresso vale para ambos os debates) | um ingresso por pessoa

Clique aqui para saber mais sobre a distribuição de ingressos.

[livre para todos os públicos]

Compartilhe