Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento de revista e apresentações cênicas marcam o encerramento do projeto Mambembarca

Iniciativa apoiada pelo Rumos levou de forma gratuita espetáculos teatrais e cursos a 11 cidades ribeirinhas do Pará

Publicado em 11/12/2019

Atualizado às 11:24 de 27/12/2021

O grupo paraense de teatro Usina realiza, no dia 18 de dezembro, o lançamento oficial da revista Mambembarca. A publicação traz um diário de bordo da ação artístico-pedagógica Mambembarca – o Teatro Vai de Proa pelos Rios do Pará, que teve sua realização apoiada pela edição 2017-2018 do programa Rumos Itaú Cultural. O evento acontece no auditório da Casa da Linguagem, em Belém (PA).

>> Conheça mais sobre o Rumos Mambembarca.

O projeto Mambembarca levou, entre 3 de julho e 27 de agosto de 2019, quatro espetáculos teatrais e seis cursos de atuação cênica a 11 cidades ribeirinhas do estado do Pará de forma inteiramente gratuita. Um grupo formado por artistas, cenotécnicos e produtores apresentou os espetáculos Parésqui, Solo de Marajó e Pachiculimba – repertório do Usina – e o espetáculo convidado Dezuó – Breviário das Águas, do Núcleo Macabéa, de São Paulo. As cidades contempladas pela iniciativa foram Belém, Gurupá, Breves, Curralinho, Cachoeira do Arari, Ponta de Pedras, Muaná, Santarém, Monte Alegre, Óbidos e Alenquer.

A revista, a ser disponibilizada em versão tanto impressa quanto digital – através do site da companhia de teatro –, marca o encerramento das ações do projeto e compartilha os registros e os resultados da caravana que navegou pelas águas paraenses.

Dividido em três seções, o material contempla uma síntese dos comentários articulados durante o seminário Para Pensar um Teatro da Floresta – realizado no Teatro Experimental do Pará, em Belém –, entrevistas com todos os membros da equipe organizadora e o roteiro completo da viagem – com informações de locais, datas e público de todas as atividades promovidas.

Além da divulgação da publicação, a finalização do projeto conta com encenações gratuitas do espetáculo-cerimônia Pachiculimba nos dias 19 e 20 de dezembro, em uma casa-chácara localizada no Distrito de Mosqueiro, a 70 quilômetros do centro da capital paraense. Para assistir às apresentações, limitadas a 25 espectadores por sessão, os interessados devem entrar em contato com os idealizadores a fim de garantir seu lugar e receber informações de como será feito o transporte do público até o local.

Proponente do projeto e cofundador do grupo Usina, Alberto Silva Neto explica que uma das intenções a partir do lançamento da revista é fazer com que ela circule não apenas pelo Pará, mas também fora das fronteiras do estado, de forma a servir de inspiração para coletivos artísticos brasileiros. Além disso, o idealizador revela também que exemplares serão distribuídos para as bibliotecas públicas de todas as cidades que abrigaram atividades da ação, assim como para algumas das principais instituições ligadas à cultura em âmbito nacional.

Mambembarca | lançamento da revista
quarta 18 de dezembro de 2019
às 19h
Casa da Linguagem | Avenida Nossa Senhora de Nazaré, nº 31 – Nazaré – Belém (PA)

Pachiculimba | apresentação
quinta 19 e sexta 20 de dezembro de 2019
às 17h
Paraíso – Distrito de Mosqueiro – Belém (PA)

informações 91 99391 1020 | usinateatro.com.br

Compartilhe