Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento: Dia do Quadrinho Nacional com entrevistas de quadrinistas

Vídeos da série Caminhos da HQ tratam da trajetória e dos processos criativos de artistas brasileiros

Publicado em 30/01/2018

Atualizado às 17:54 de 25/08/2020

Vídeos

Alexandre de Maio – Caminhos da HQ (2016)

Playlist: Caminhos da HQ (2016)

Você está assistindo: 1/10 vídeos

Alexandre de Maio – Caminhos da HQ (2016)

Ana Recalde – Caminhos da HQ (2016)

Carol Rossetti – Caminhos da HQ (2016)

Cris Eiko – Caminhos da HQ (2016)

Daniel Esteves – Caminhos da HQ (2016)

Fábio Coala – Caminhos da HQ (2016)

Germana Viana – Caminhos da HQ (2016)

Klebs Junior – Caminhos da HQ (2016)

Marcatti – Caminhos da HQ (2016)

Marcelo D’Salete – Caminhos da HQ (2016)

O Dia do Quadrinho Nacional é celebrado anualmente em 30 de janeiro. A data foi escolhida por ser a estreia daquela que é considerada a primeira história em quadrinhos do Brasil: As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte. Lançada em 1869 na revista Vida Fluminense, a série é de autoria do italiano radicado no Brasil Angelo Agostini.

Celebrando essa data comemorativa – instituída em 1984 pela Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo (AQC-ESP) –, o Itaú Cultural lança entrevistas em vídeo com quadrinistas brasileiros. As gravações da série Caminhos da HQ foram realizadas em julho de 2016 com dez dos autores que participaram dos eventos de quadrinhos no instituto na ocasião, destacando sua trajetória e seus processos criativos.

Os entrevistados são: Alexandre de Maio (especializado em jornalismo em quadrinhos), Ana Recalde (roteirista de Beladona), Carol Rossetti (autora da série Mulheres), Cris Eiko (coautora da Graphic MSP Penadinho – Vida), Daniel Esteves (roteirista de Por Mais um Dia com Zapata), Fábio Coala (Mentirinhas), Germana Viana (As Empoderadas), Klebs Junior (Pátria Armada), Marcatti (Frauzio) e Marcelo D’Salete (Cumbe).

As entrevistas passam a fazer parte da playlist Quadrinhos do instituto, que reúne ainda outras gravações relacionadas ao universo das HQs, como palestras, entrevistas e depoimentos sobre Angeli, Glauco e Laerte, autores homenageados pelo programa Ocupação Itaú Cultural em três exposições vencedoras do Troféu HQ Mix. Confira a playlist.

Leia a cobertura em quadrinhos feita por Alexandre de Maio sobre a edição 2017 de Caminhos da HQ e Banca de Quadrinistas.

Confira também reportagem sobre as mulheres expositoras da Banca de Quadrinistas 2017.

Compartilhe