Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lançamento do livro Identidade e Violência: a Ilusão do Destino [interpretação em libras]

Além do escritor Amartya Sen, o evento conta com a presença de Teixeira Coelho, Alfons Sempere e Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira

Publicado em 04/09/2015

Atualizado às 10:15 de 03/08/2018

Acontece no dia 24 de setembro, às 19h30, o lançamento do livro Identidade e Violência: a Ilusão do Destino, escrito pelo professor da Universidade de Harvard Amartya Sen – vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 1998. O evento contará com a presença de Teixeira Coelho, Alfons Sempere e Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira, que juntos participam de uma mesa de discussão. Haverá interpretação em Libras.

Na publicação, Amartya trata da violência relacionada à ilusão identitária e às confusões conceituais. O autor problematiza a identidade apontando que, embora ela traga conforto ao indivíduo representado em uma cultura ou fé, pode impedir a identificação das pessoas com a humanidade – a esse respeito aborda questões relacionadas à divisão por raça, classe, religião ou partido.

Teixeira Coelho
É professor emérito da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), curador-geral da Bienal Internacional de Curitiba e consultor do Observatório Itaú Cultural.

Alfons Sempere
É professor emérito da Universidade de Girona (Espanha), diretor da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Cooperação da Universidade de Girona e codiretor do Laboratório de Investigação e Inovação em Cultura e Desenvolvimento, com sede na Colômbia e na Espanha.

Lúcia Maciel Barbosa de Oliveira
É professora e pesquisadora no Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA/USP e no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI/USP). Desenvolve desde 2009 o projeto Plataforma Cultura e Cidade: Dinâmicas Culturais Contemporâneas e dentro dessa pesquisa a experiência de Medellín, na Colômbia.

Lançamento do livro Identidade e Violência: a Ilusão do Destino [com interpretação em Libras]
quinta 24 de setembro de 2015
às 19h30
Sala Vermelha – 70 lugares
Gratuito – ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Compartilhe