Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lasanha e Ravioli: um casamento de 30 anos cheio de palhaçada

Ana Barroso e Monica Biel se conheceram no teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, nas aulas de Maria Clara Machado

Publicado em 12/12/2021

Atualizado às 14:43 de 24/03/2022

por Ana Luiza Aguiar

O telefone toca e Lasanha atende:

– Alô, oi, Sr. Rumos, tudo bem?
– Sim, sim, fazemos. Temos vasta experiência nisso.
– Então está tudo certo! Até novembro.


Lasanha desliga o telefone e vira para Ravioli:

– Ravioli, a gente agora faz teatro on-line
– É o que, Lasanha? Como é que faz isso?
– Eu sei lá!

Fotografia mostra duas mulheres, com figurinos teatrais, em um fundo verde. Uma câmera registra a peça de teatro.
(imagem: divulgação)

Não foi exatamente assim que a história aconteceu, mas foi parecido. As atrizes Monica Biel e Ana Barroso, que há 30 anos formam a dupla de palhaços Lasanha e Ravioli, haviam sido selecionadas pelo edital do projeto Rumos, do Itaú Cultural (IC), para criar uma peça e um livro de comemoração dessas três décadas de parceria. De repente veio a pandemia de covid-19, e o que era para ser uma celebração do amor ao teatro virou um projeto virtual. A dupla nunca tinha mergulhado nesse tipo de linguagem antes, mas encarou o desafio com o bom humor característico delas. 

Para começar, as atrizes resgataram um de seus maiores sucesso, a peça Lasanha e Ravioli em A Branca de Neve, que, na montagem original, já trazia a interação da dupla com vídeo, só que como recurso teatral. A peça foi reescrita para ser 100% em vídeo e foi lançada em 27 de novembro, junto com um livro comemorativo sobre a trajetória da dupla. 

“É muito especial pensar que, quando criamos nossos Lasanha e Ravioli, ainda éramos tão jovens, que mais da metade de nossas vidas aconteceu desde então. Tantas lembranças, alegrias, saudades, emoções das mais diversas, mas, sobretudo, um sentimento de que tudo valeu a pena, de que foi e segue sendo uma opção de vida muito divertida”, conta Monica.

Desde 1990, elas vêm desenvolvendo seu trabalho com base na adaptação de contos de fadas e na sua transposição para a cena através da linguagem de clowns. A partir de personagens e histórias escritas para crianças, tratam de questões do seu cotidiano, com o distanciamento necessário para que elas possam exercitar seu olhar crítico sem deixar de estimular a sua fantasia. A dupla utiliza técnicas como uso de máscaras, manipulação de bonecos, improvisação e palhaçaria, além de um jogo aberto e participativo com as crianças.

Segundo as atrizes, os contos de fadas são um tema inesgotável e uma forma de falar de temas universais como o medo, o desconhecido, a amizade, o amor, os desafios, as relações familiares, o preconceito, a coragem, a cumplicidade e a solidariedade. Quando discutimos esses temas através de reis, rainhas, fadas e bruxas, é possível abordá-los proporcionando um ambiente colorido, fantasioso e bem-humorado.

Os palhaços Lasanha e Ravioli também abordam o universo do teatro, mesclando uma conhecida história com situações como estreias, ensaios e turnês, numa dramaturgia que utiliza o metateatro e envolve vários personagens e situações, sempre executados por ambas. Assim, as clássicas histórias são apresentadas através do humor crítico e da ótica particular dos palhaços.

Para comemorar essa parceria de três décadas, além da peça, elas estão lançando o livro Lasanha e Ravioli – 30 anos. Com desenho editorial e ilustrações de Joana Bielschowsky de Aguirre e prefácio do dramaturgo Geraldo Carneiro, a obra é composta de roteiros, histórico da dupla, fotos, trechos de críticas e depoimentos. Os textos selecionados para o livro, criados por Ana Barroso, Monica Biel e Thereza Falcão, são baseados nos contos “Riquet”, “O Topetudo”, “Chapeuzinho Vermelho”, “Cinderela”, “A Bela Adormecida”, todos de Charles Perrault, e “As aventuras de Pinocchio – história de um boneco”, de Carlo Collodi.

Trajetória

Ana Barroso e Monica Biel se conheceram no teatro O Tablado, no Rio de Janeiro, nas aulas de Maria Clara Machado. A partir daí, seguiram por caminhos diferentes: Monica foi estudar em Paris, onde frequentou a École de Théatre Mime et Mouvement Jacques Lecoq e o curso de Philippe Gaulier, e Ana foi aluna de Rubens Correia e Aderbal Freire Filho e trabalhou com o grupo Teatro Due Mondi, na Itália.

As duas se reencontraram em 1989 no Centro de Demolição e Construção do Espetáculo – dirigido por Aderbal –, grupo que integraram e pelo qual atuaram em diversos espetáculos. Desse reencontro nasceu o desejo de voltar a fazer teatro para crianças e desenvolver uma linguagem autoral, tanto dramatúrgica quanto cênica. E assim surgiu a dupla Lasanha e Ravioli.

O livro está disponibilizado gratuitamente desde 27 de novembro no site anabarrosoemonicabiel.com.br.

Compartilhe