Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Leila Diniz é homenageada em mostra na Itaú Cultural Play

Com quatro filmes, a seleção tem curadoria da atriz Ana Maria Magalhães

Publicado em 25/03/2022

Atualizado às 12:36 de 04/01/2023

Leila Diniz marcou época ao enfrentar o conservadorismo da sociedade brasileira durante a ditadura militar e faria 77 anos em 25 de março de 2022, data em que estreia uma seleção de quatro filmes estrelados pela atriz na Itaú Cultural Play, plataforma de streaming gratuita. Já que ninguém me tira para dançar (2021), A Madona de cedro (1968), Corisco, o diabo loiro (1969) e O homem nu (1968) são os títulos selecionados por Ana Maria Magalhães, cineasta, atriz e amiga de Leila. Abaixo, confira a sinopse de cada uma das obras escolhidas.

Mostra Leila Diniz

- Já que ninguém me tira para dançar (2021, disponível por um ano e meio)

[classificação indicativa: 16 anos]

A vida e a arte de Leila Diniz, um dos maiores mitos femininos do Brasil, são revistas pelo olhar de Ana Maria Magalhães. O documentário mostra a autenticidade e a liberdade de Leila em meio à revolução sexual durante os anos da ditadura militar e traz depoimentos de artistas como Marieta Severo. Cinquenta anos após sua morte, o legado da estrela segue vivo.

Ana Maria Magalhães e Leila Diniz em Já que ninguém me tira para dançar (2021) | imagem: frame do filme

- A Madona de cedro (1968, disponível por um ano)

[classificação indicativa: 14 anos]

Delfino Montiel é um cidadão pacato que vive com a companheira na tranquila Congonhas do Campo, em Minas Gerais. Certo dia, ele é aliciado por um amigo malandro, que o convence a roubar uma relíquia da igreja local e a dividir o ganho com uma quadrilha. A culpa e uma sucessão de episódios, no entanto, fazem tudo desandar. Além de Leila, a produção conta com Leonardo Villar e Anselmo Duarte.

Leila Diniz e Leonardo Villar em A Madona de cedro (1968) | imagem: frame do filme

- Corisco, o diabo loiro (1969, disponível por um ano)

[classificação indicativa: 16 anos]

Criado para ser um sertanejo valente, que não aceita provocações, Cristino mata um homem durante uma discussão. Para não ser preso, foge para uma cidade distante, onde pretende reconstruir a vida, mas seus planos não dão certo e ele ingressa no bando de Lampião, tornando-se o temido Corisco.

Leila Diniz e Maurício do Valle em Corisco, o diabo loiro (1969) | imagem: frame do filme

- O homem nu (1968, disponível por um ano)

[classificação indicativa: 14 anos]

Silvio Proença, um respeitável professor, folclorista de renome, perde um voo do Rio de Janeiro para São Paulo. Depois de uma noitada de aventuras ao lado de sambistas, ele sê vê diante de uma imprevisível circunstância: está totalmente nu, trancado para o lado de fora do apartamento, onde passou a noite com uma bela cantora. No papel de Silvio, Paulo José.

Leila Diniz em O homem nu (1968) | imagem: frame do filme

 

Compartilhe