Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Lino Arruda divulga o processo criativo de Monstrans

Publicação em quadrinhos registra vivências autobiográficas de transgeneridade

Publicado em 23/06/2020

Atualizado às 16:14 de 20/07/2021

Três anedotas reais intercaladas a uma narrativa ficcional que relacionam deficiência, lesbianidade e transgeneridade e utilizam a figura do monstro como metáfora. Esse é o ponto de partida de Monstrans: experimentando horrormônios, publicação autobiográfica em quadrinhos idealizada pelo quadrinista Lino Arruda.

Trecho do roteiro de Monstrans | foto: divulgação 

Apoiada pela edição 2017-2018 do Rumos, a revista HQ tem previsão de lançamento para o ano que vem, mas seu processo criativo já pode ser acompanhado de perto através do Instagram do projeto. Desde o dia 18 de junho, Lino Arruda vem realizando uma série de atividades que aproximam o público do desenvolvimento da história, das ilustrações e de suas próprias experiências. Além de vídeos sobre a criação do projeto e do roteiro, lives e o lançamento do site do artista, no Dia do Orgulho LGBTQIA+, compõem a divulgação especial de Monstrans.

O registro em papel de suas vivências lésbicas e transmasculinas é, para Lino, a forma de trazer um material acessível e interessante para a comunidade trans, além de transformar em memória cultural cenas cotidianas na comunidade LGBTQIA+. O quadrinista, que iniciou sua trajetória no mundo dos quadrinhos em 2011, destaca a importância de seu trabalho e o sentimento que aplica em Monstrans. “A ideia é alimentar nossa subcultura com representações ressonantes e com humor, já que nossa experiência é marcada por violência, pela desidentificação e pelo isolamento.”

Lino Arruda divulga processo criativo de projeto | foto: divulgação

Acompanhe as atividades no perfil do projeto e conheça mais sobre Monstrans nesta reportagem.
 

Compartilhe