Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Live marca o lançamento do livro “Retratos da leitura no Brasil 5”

Autores participam de encontro on-line para falar da pesquisa

Publicado em 21/06/2021

Atualizado às 17:03 de 16/08/2022

Libras

Retratos da leitura no Brasil 5 – o livro reúne reflexões sobre os resultados da quinta edição da pesquisa “Retratos da leitura no Brasil”, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) em parceria com o Itaú Cultural (IC) e aplicada pelo Ibope Inteligência no fim de 2019 e início de 2020. O lançamento do livro acontece no dia 28 de junho, às 19h, pelo YouTube do IC.

O objetivo da obra é trazer subsídios para a análise daqueles interessados em conhecer o amplo diagnóstico do comportamento de leitura do brasileiro, assim como comparar os resultados na série histórica, produzida desde 2007. Os autores convidados são especialistas com diferentes abordagens e inserções na área da leitura e do acesso ao livro.

Já o debate gira em torno dos desafios para formar e encantar leitores de literatura e os leitores que perdemos pelo caminho. A quinta edição da Retratos da leitura no Brasil revelou uma redução no percentual de leitores de 56% para 52%, entre 2015 e 2019, fato que impactou toda a população representada na pesquisa. Por que perdemos e onde estão os leitores que perdemos pelo caminho?

Participam deste encontro Eduardo Saron, diretor do IC; José Ângelo Xavier, vice-presidente do IPL e presidente da Abrelivros; Marcos da Veiga Pereira, diretor do IPL e presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL); Zoara Failla, coordenadora da “Retratos da leitura no Brasil”; João Luís Ceccantini, professor de literatura brasileira; Rita Jover-Faleiros, doutora em letras; e Rodrigo Lacerda, escritor e editor.

Acesse aqui a quinta edição da pesquisa e veja como foi o evento de lançamento.

Lançamento de “Retratos da leitura no Brasil 5 – o livro” [com interpretação em Libras]
segunda 28 de junho de 2021
às 19h
on-line – transmissão pelo YouTube do IC
[duração aproximada: 90 minutos]

[livre para todos os públicos]

Atividade gratuita

Compartilhe