Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Livro sobre dança contemporânea é lançado em Salvador

A carioca Thereza Rocha passou toda a sua carreira sendo indagada com a mesma questão. “Foram vinte anos durante os quais ouvi incansável...

Publicado em 17/08/2016

Atualizado às 20:55 de 02/08/2018

A carioca Thereza Rocha passou toda a sua carreira sendo indagada com a mesma questão. “Foram vinte anos durante os quais ouvi incansável e repetidamente a pergunta que não quer calar: ‘o que é dança contemporânea?’. De tanto ouvir essa questão, comecei a achar importante escrever um livro voltado aos jovens, ao que chamo de jovens do pensamento”, diz ela no livro, referindo-se aos inquietos e revoltosos – ou, em outras palavras, àqueles que permanecem gostando de perguntar. Assim nasceu O que É Dança Contemporânea?: uma Aprendizagem e um Livro de Prazeres, que será lançado no dia 20 de agosto, às 15h, na livraria LDM em Salvador (BA), durante a programação do Encontro Internacional de Artes IC.

Capa OQEDC (1)

Projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2013-2014, o livro, além de se propor a desmistificar o conceito de dança contemporânea, comemora os 20 anos de atuação de Thereza, que é pesquisadora de dança, diretora de espetáculos e dramaturgista de processos de criação. O que aprendeu com a dança ao longo de sua carreira, ela transfere, de certo modo, para seu livro. A partir de textos independentes, que tratam direta ou indiretamente de dança contemporânea, o conteúdo segue livre, sem começo nem fim específicos – segundo Thereza, o formato reflete a relação entre a dança e o pensamento. O leitor tem a possibilidade de explorar o livro como preferir, instigando sua curiosidade. Como explica a autora, é justamente a curiosidade que mantém tanto a dança como o pensamento em constante modificação.

Rumos 2013-2014: Thereza Rocha, O que é dança contemporânea

Com vários tamanhos, os textos são intermeados com hiperlinks e QR Codes, os quais conduzem a outros escritos de Thereza, dispostos em uma plataforma digital. Aqueles que não quiserem ou não puderem acessar o conteúdo pelo celular também podem fazê-lo pelo computador, através de um link máster. A ideia é tornar acessível a compreensão do conceito de dança contemporânea e ainda fornecer uma ferramenta interativa de consulta sobre o assunto.

Saiba mais sobre o livro, selecionado Rumos 2013-2014, aqui.

Compartilhe