Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

MA

O espetáculo conta com música de Ryuichi Sakamoto

Publicado em 09/05/2017

Atualizado às 10:50 de 03/08/2018

A obra de Tadashi Endo, bailarino da dança japonesa chamada butoh, se relaciona profundamente com sua vida, com suas experiências pessoais. O espetáculo MA, que o artista apresenta no Itaú Cultural no dia 21 de maio, revela muito dessa fonte de inspiração. De forma poética, a montagem associa o MA – no butoh, elemento identificado como “o estar entre”, simbolizando o espaço que existe entre as coisas – com particularidades da trajetória do dançarino, nascido na China, criado no Japão e radicado na Europa.

Veja também:

>> Dia 20: Fukushima Mon Amour

Para Tadashi, a vida dividida na fronteira entre mundos diferentes – o oriente e o ocidente – representa um MA. Sua dança é como um caminhar entre Japão e Europa – no Japão, viveu a primeira metade de sua vida, na Europa, a segunda –, e mesmo tendo iniciado sua carreira em solo europeu as raízes de seu trabalho permanecem arraigadas nas tradições japonesas.

MA, o espetáculo, foi criado em 1991 e já foi apresentado em diversos países, entre eles Alemanha, Ucrânia, Itália, Islândia e Grécia, e passa ainda neste ano pela França, no Festival de Avignon, e pela Escócia, no Festival Fringe. Com música do renomado compositor Ryuichi Sakamoto, além de refletir sobre o elemento fundamental do Butoh-MA, a montagem ilumina outras características da modalidade de dança, que valoriza o olhar voltado para o mundo interior, convidando o espectador para olhar seu vazio interno e tornar visível o invisível.

MA
domingo 21 de maio de 2017
às 19h
[duração aproximada: 50 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

Entrada gratuita

distribuição de ingressos
público preferencial: duas horas antes do espetáculo | com direito a um acompanhante
público não preferencial: uma hora antes do espetáculo | um ingresso por pessoa

[classificação indicativa: 10 anos]

Compartilhe