Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Macapá encerra série de workshop do Rumos Itaú Cultural Artes Visuais

De 30 de outubro a 1º de novembro, Macapá recebe o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da...

Publicado em 31/10/2012

Atualizado às 10:58 de 04/09/2017

De 30 de outubro a 1º de novembro (terça-feira a quinta-feira), Macapá recebe o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte. Gratuitos, os minicursos de três dias são realizados no Sesc Amapá, das 18 às 22h. O curso tem foco em profissionais desse setor artístico, entre pesquisadores, estudantes, artistas e galeristas. São disponibilizadas 40 vagas para as quais as inscrições já estão abertas e devem ser solicitadas pelo e-mail alinepacheco@sescamapa.com.br ou pelo telefone (96) 3241-4440, no ramal 257.

O workshop, dividido em três módulos, é ministrado pela curadora Alejandra Muñoz, formada em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, mestre em Desenho Urbano pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e doutoranda em Urbanismo pelo mesmo programa. Uruguaia, residente em Salvador desde 1992, ela desenvolve atividades docentes e de pesquisa sobre arte e arquitetura. Também é professora de História da Arte, responsável pela disciplina de Historia da Arte Contemporânea, e desenvolve atividades de curadoria, crítica de arte e participação em júris e comitês vinculados às áreas de Artes e Arquitetura.

Arte Aqui, módulo de abertura do workshop, debate a produção artística local. A partir de um mapeamento na cidade serão identificados artistas, espaços expositivos e de formação, mercado, críticos, curadores, gestores, políticas públicas. Com esse resultado, os participantes buscarão compreender as dinâmicas de desenvolvimento do segmento em contexto nacional e discutirão estratégias para o agenciamento regional.

No segundo dia, em Arte Hoje o tema gira em torno de interesses e questões que permeiam a produção de arte contemporânea, buscando paralelos com o contexto vivenciado pelos participantes do workshop. Encerrando a série no dia seguinte, Arte, Cultura e Pensamento Crítico procura localizar a produção artística com foco em áreas da cultura mais amplamente desenvolvidas como arte, filosofia, comunicação, antropologia, entre outras. Seguindo bibliografia indicada, discute pontos relevantes da produção em arte contemporânea, de modo a promover o pensamento crítico sobre a arte produzida no local.

As itinerâncias
O Itaú Cultural promove o workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013, Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte com o objetivo de contribuir para a articulação e aprofundamento do cenário artístico-cultural propício ao desenvolvimento de práticas artísticas. Até o final de 2012, serão realizados cursos nas cidades de Aracaju (SE), Cachoeira (BA), Araraquara (SP), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Uberlândia (MG), Chapecó  (SC) e Macapá (AP).  A exposição de temas emblemáticos da arte atual, em contexto nacional e internacional é o principal tema dos cursos. A discussão é permeada por aspectos percebidos no cenário local que permitam links ou desdobramentos frente aos problemas contemporâneos.

Rumos Artes Visuais 2011/2013
A proposta deste segmento do programa Rumos é incentivar artistas emergentes, atuantes no Brasil. Com base na realidade de cada região, procura mapear, diagnosticar e fomentar a produção visual do país. Assim, além de investigar o momento atual desta produção, detecta as direções e propicia aos selecionados oportunidades de aprimoramento profissional por meio de ações de formação, como a concessão de bolsas de estudo e participação em palestras.

Também integram o programa ações de pesquisa, documentação, reflexão e divulgação da produção visual contemporânea brasileira - tanto na forma de publicações específicas e no registro do resultado em banco de dados, atualizado a cada edição, quanto na realização de exposições itinerantes que estabelecem um intercâmbio entre as diversas realidades regionais. Nas cinco edições realizadas até agora, já foram selecionados, produzidos e divulgados os trabalhos de 295 artistas, de todas as regiões do país, escolhidos em um total de 6.207 inscritos.

Criado em 1997 para incentivar a criação artística brasileira, apoiando a formação de talentos emergentes e a produção e difusão de obras em todo o Brasil, o Rumos tem hoje como matéria-prima tanto a produção artística nas mais diversas áreas do país, quanto a intelectual - ao expandir a atuação, a partir de 2000, para algumas áreas do conhecimento humano como Jornalismo Cultural, Educação, e Pesquisa Acadêmica. O programa mapeia talentos nestes setores, apóia a formação dos contemplados e promove a articulação e intercâmbio entre artistas, agentes culturais, pesquisadores, curadores e instituições.

Cada um dos 10 segmentos contemplados tem características específicas, mas a noção de continuidade é comum a todos eles: uma vez selecionados e finalizados, os trabalhos costumam ser apresentados em mostras, shows e outros eventos em território nacional e/ou editados sob a forma de produtos culturais (livros, CDs, DVDs).

SERVIÇO
Entre Percursos e Circuitos - Manobras da Arte
Workshop Rumos Artes Visuais 2011/2013
De 30 de outubro a 1º de novembro de 2012, das 18h às 22h
40 vagas
Entrada franca por meio de inscrição prévia
Inscrições por meio do email: alinepacheco@sescamapa.com.br
ou pelo telefone (96) 3241-4440, no ramal 257

Sesc Amapá
Rua Jovino Dinoá, 4311, Beirol - Macapá

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Lívia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Marianna Perri: marianna.perri@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera
Fone: 11.3629-1017
Caroline Zeferino: imprensa@auditorioibirapuera.com.br
Fone: 11. 5056-9818 / 3629-1018
Giovanna Leopoldi: giovanna.leopoldi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe