Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Maio de 2021: veja os destaques do Itaú Cultural no mês

Beatriz Milhazes, Chiquinha Gonzaga, IC para crianças, Cena agora, Grande angular, despedida de German Lorca e mais

Publicado em 01/06/2021

Atualizado às 17:13 de 03/11/2021

Após sua reabertura para o público no dia 24 de abril, o Itaú Cultural retomou suas mostras em cartaz: Espaço Olavo Setubal, Ocupação Chiquinha Gonzaga e Beatriz Milhazes: Avenida Paulista, e permaneceu aberto durante todo o mês de maio. A visitação acontece seguindo todos os protocolos de segurança para conter o avanço da pandemia de covid-19. Acesse aqui a cartilha para mais informações sobre as medidas adotadas.

A programação on-line segue com diversas atrações. Em maio, a agenda do Palco virtual contou com shows e apresentações de piano. Confira aqui a programação de junho.

Relembramos a seguir as atividades mais importantes de maio de 2021. Quer acompanhar as novidades? Siga nossas redes sociais no Facebook, no Instagram e no Twitter e assine a newsletter para receber a programação por e-mail.

Despedida de German Lorca, Paulo Mendes da Rocha e Nelson Sargento

No último mês, nós nos despedimos de três grandes figuras importantes, o fotógrafo German Lorca, o urbanista Paulo Mendes da Rocha e o sambista Nelson Sargento. O Itaú Cultural produziu materiais especiais em homenagem a esses grandes nomes que se transformaram em saudade.

Clique nos links para ler cada uma delas:

German Lorca se transforma em saudade

Dia de tristeza e utopia: morre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha

Um adeus verde e cor-de-rosa: morre o sambista Nelson Sargento

Um novo espaço para as mulheres do cinema

No mês que se passou, o Itaú Cultural estreou uma coluna dedicada ao cinema. A jornalista Luísa Pécora assinará esse espaço, dedicado à produção de mulheres na indústria cinematográfica.

Em seu primeiro texto, Luísa comentou o Oscar 2021 e a presença feminina na direção de filmes indicados.

Combinando análises e entrevistas, a coluna será mensal e tem como guia a ideia de que mulheres devem ter as mesmas oportunidades e a mesma liberdade dos cineastas homens para realizar qualquer tipo de projeto.

Mulher asiática usa duas tranças nos cabelos longos e segura duas estatuetas do Oscar. Ela esboça um leve sorriso e usa um vestido bege com mangas largas e gola rolê.
No Oscar 2021, a chinesa Chloé Zhao subiu ao palco para se tornar não só a segunda mulher, mas também a primeira mulher asiática e a primeira mulher não branca a vencer na categoria "direção" (imagem: Matt Petit/A.M.P.A.S)

Programação infantil no YouTube

Em maio, a programação infantil teve continuação dos episódios da nova temporada do “IC para crianças – música”. Com aulas de Mairah Rocha, a série tem como proposta divertir e fazer música usando apenas o corpo, a voz e também alguns utensílios de casa. A temporada será composta de 12 aulas, disponibilizadas aos sábados, às 11h, no canal do YouTube do Itaú Cultural.

A programação contou também com o espetáculo O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, exibido durante todo o mês, que aborda a transição entre infância e adolescência. A peça ficou disponível até o último sábado, dia 29, neste site e no canal do YouTube do Itaú Cultural.

Cena agora

Após sua estreia no mês de abril, O projeto Cena agora, realizado pelo Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, retomou em maio as apresentações ao vivo e on-line. O projeto trouxe ao site breves apresentações teatrais (de até 15 minutos) realizadas por artistas e grupos de todo o país, que debatem a pluralidade das identidades nordestinas.

Em um palco com um tonalidade entre âmbar e laranja, estão sentadas no chão duas atrizes, abraçando os joelhos, de cabeça baixa, úmidas, como que sujas de lama. O fundo da cena é escuro.
Imagem para divulgação da participação da Cia Fiasco no Cena Agora (imagem: Michele Saraiva)

Cena agora conclui seu ciclo sobre um Nordeste plural com oito cenas teatrais que foram ao ar no canal do YouTube, aos sábados, às 11h.

Compartilhe