Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Manu Maltez

O artista apresenta O Diabo Era Mais Embaixo

Publicado em 29/06/2015

Atualizado às 21:10 de 02/08/2018

Ele é músico, contrabaixista, compositor, intérprete, artista plástico, escritor e cineasta. E diz que gostaria muito, também, de ser biólogo. “Mas profissionalmente não vai dar nesta vida.” Trata-se do multiartista Manu Maltez, que apresenta o espetáculo O Diabo Era Mais Embaixo, ao lado de sua banda, a Orquestra Mascarada, no palco do Auditório Ibirapuera.

Primeiro, ele escreveu um conto que virou peça para narrador e trio de contrabaixos. Depois, publicou um livro (O Diabo Era Mais Embaixo, Ed. Scipione, 2012), com texto e desenhos feitos para a história. Na sequência, decidiu transformar tudo em filme, homônimo, reunindo as etapas desse processo (música, cinema e animação). Agora, surgiu o espetáculo.

Em O Diabo Era Mais Embaixo, Maltez vive um contrabaixista atormentado pela vontade de dominar seu instrumento e que sonha em ser famoso. Até que ele descobre que seu vizinho é ninguém menos que o diabo e resolve lhe propor um pacto, retomando e atualizando o mito de Fausto, numa defesa em favor dos sons e dos timbres graves na música.

A apresentação faz uma mistura interativa de cinema, show e peça teatral seguindo a narrativa do filme. Conta, ainda, com a participação especial da cantora Juçara Marçal, que interpreta Clotilde, “uma entidade que vela pelo timbre da voz feminina; uma diaba ou a ex-namorada do protagonista”, conforme Manu explica.

O diabo, personagem de Lourenço Mutarelli (ator, escritor, desenhista, dramaturgo e autor), aparece no espetáculo por meio de projeções de vídeo. Já a banda que acompanha Manu Maltez (contrabaixo e voz) no palco é formada por Anderson Quevedo (sax barítono), Jaziel Gomes (trombone baixo), Maria Beraldo (clarone), Mariá Portugal (bateria), Rafa Barreto (guitarra barítono) e Thaís Nicodemo (piano preparado).

Durante o processo que antecedeu as filmagens de O Diabo..., Maltez também criou o figurino e as máscaras que amarram toda a história – e que serão usados por ele no espetáculo. “Quando ainda era uma peça musical, eu primeiramente a fazia sem máscara. Mas, quando lancei o livro (todo desenhado), fiz alguns shows [...] e veio essa necessidade de colocar a parte visual nas apresentações”, conta. “Um outro “eu” surgiu a partir daí; eu me senti muito mais à vontade como narrador da história usando a máscara.”

Perguntado sobre qual dessas multitarefas lhe agrada mais, Manu afirma que é “impossível quantificar o prazer particular de cada uma delas, assim como o sofrimento que cada uma traz. A criação não é um mar de rosas. É dor e prazer. São verdadeiros partos. E os filhos estão sempre famintos”.

Sobre o convite para trazer O Diabo Era Mais Embaixo ao Auditório, diz que está contente e, ao mesmo tempo, inquieto. “O Diabo... é uma ‘fábula quarto e sala’ sobre a obscuridade, sobre o anonimato, sobre o convívio com o fracasso e os perigos do sucesso [...] O desafio vai ser trazer esse ambiente intimista, claustrofóbico e de ‘inferninho’ do filme para dentro do Auditório. Mas nós gostamos de desafios. E, para baixo, todo santo ajuda”, conclui.

Manu Maltez
sexta 24 de julho
às 21h
duração: 90 min (aproximadamente)
ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)
[livre para todos os públicos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, pelo telefone 11 4003 2330 ou na bilheteria do Auditório:

Horários de funcionamento
quinta das 11h às 20h
sexta e sábado das 11h às 22h
domingo das 11h às 20h


Compartilhe