Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mapeamentos | III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo

Em entrevista, as pesquisadoras Ana Paula do Val e Maria Carolina Vasconcelos comentam sobre a relatoria da III Conferência Municipal de...

Publicado em 08/09/2016

Atualizado às 10:30 de 03/08/2018

As pesquisadoras Ana Paula do Val e Maria Carolina Vasconcelos comentam sobre a relatoria da III Conferência Municipal de Cultura. Ana Paula traz um olhar voltado aos mapeamentos culturais e Maria Carolina aos públicos. Ambas fazem um balanço geral sobre esse momento de reflexão e participação popular para a elaboração de políticas culturais para a cidade de São Paulo.

Ana Paula do Val é mestra em estudos culturais pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em cultura e comunicação pela Universidade Paris 8, na França, graduada em arquitetura e urbanismo pela Fundação Armando Alvares Penteado (Faap) e em artes plásticas pela Stadelschule – Schule Belletristik, na Alemanha. Ativista política, assessora técnica de movimentos culturais e realizadora nos campos da cultura, das artes e do urbanismo, seus itinerários de pesquisas e ações transitam pelos temas cidade, territórios culturais, mediação cultural, políticas públicas de cultura, gestão cultural, práticas culturais coletivas, identidades territoriais, formação e autoformação de públicos nos espaços públicos etc. Desde 1999, trabalha em projetos voltados a planejamento urbano, rural, habitacional, economia solidária, planos diretores e urbanizações em assentamentos precários. Também atuou como assessora técnica do governo, de movimentos de moradia e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). Desde 2006 contribui como docente, pesquisadora e consultora do governo e de diversas instituições culturais.

Maria Carolina Vasconcelos atua como pesquisadora, professora e realizadora nas áreas da cultura e das artes. É mestra e doutora em sociologia da cultura pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) desde 2005. Foi docente da pós-graduação em globalização e cultura da Escola de Sociologia e Política de São Paulo e da pós-graduação à distância em gestão cultural do Centro Universitário Senac e de oficinas de artes cênicas do Centro Cultural da Juventude da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. É coautora das publicações Participação e Cidadania Cultural: a Experiência da III Conferência Municipal de Cultura de São Paulo (Imprensa Oficial e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, 2013) e Políticas Públicas de Cultura (e-book a ser lançado pela Escola do Parlamento).

Compartilhe