Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Maria Alice Vergueiro morre aos 85 anos

A atriz foi convidada da primeira edição do programa Camarim em Cena, disponível aqui no site do Itaú Cultural

Publicado em 03/06/2020

Atualizado às 17:14 de 18/08/2021

Na manhã de 3 de junho, em São Paulo, faleceu a atriz e diretora Maria Alice Vergueiro. Aos 85 anos, a artista estava com um quadro grave de pneumonia.

Foi em 1962 que Maria Alice estreou nos palcos: sob a direção de Augusto Boal, fez parte da peça A Mandrágora. Conhecida como a dama do underground do teatro paulistano, passou pelos elencos do Teatro Oficina e do Grupo Pândega de Teatro. Na década de 1970, fundou o Teatro do Ornitorrinco ao lado de Luiz Roberto Galízia e Cacá Rosset – trupe que encenava, com liberdade e irreverência, textos clássicos e de vanguarda.

Em 2016, o curta-metragem protagonizado por Maria Alice, Tapa da Pantera (produzido em 2006), viralizou na internet. No mesmo ano, a atriz foi convidada da primeira edição do programa Camarim em Cena. Na conversa gravada no Itaú Cultural (IC), ela relembrou a sua trajetória e deu um conselho para quem deseja entrar no universo cênico:

“Entre na dança. Faça a sua produção. E fala o que você tem que falar, mas dentro dos seus limites, das suas possibilidades”. 

O bate-papo de então, mediado pelo crítico teatral Jefferson Del Rios e com participação do ator Luciano Chirolli, ganhou uma versão digital e, desde abril passado, está disponível no site e no YouTube do IC. Confira abaixo o episódio em questão. Para conhecer a lista completa das gravações de encontros já divulgadas, clique aqui

Leia o verbete de Maria Alice Vergueiro na Enciclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe