Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Memória da Censura no Cinema Brasileiro

Leonor Souza Pinto Memória e difusão Rio de Janeiro / RJ Revelar a história da censura militar no cinema brasileiro e democratizar o...

Publicado em 08/09/2015

Atualizado às 10:14 de 03/08/2018

Leonor Souza Pinto
Memória e difusão
Rio de Janeiro/RJ

Revelar a história da censura militar no cinema brasileiro e democratizar o acesso a informações são os dois fatores que inspiram o projeto da atriz e pesquisadora Leonor Souza Pinto.

A proposta começou a sair do papel em 2003, quando ela criou um site para colocar à disposição os processos relativos à atuação repressora do regime militar na produção cinematográfica nacional.

A estimativa é que existam 140 mil documentos referentes à censura depositados no Arquivo Nacional, em Brasília e no Rio de Janeiro. Até o momento, a iniciativa já disponibilizou 14.400 desse total. Com o apoio do Rumos, até o início de 2016 mais 9 mil papéis referentes a 235 filmes serão digitalizados e poderão ser consultados no site.

As informações contidas nesse material trazem não apenas o histórico de proibições e avaliações dos censores, mas também dados técnicos relevantes para o registro histórico, como metragem total do filme, número de rolos e número de cópias feitas para distribuição.

Saiba mais no Blog Rumos.

Compartilhe