Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Militância e política – Ocupação Abdias Nascimento (2016)

O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, a gestora pública Arany Santana, o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL),...

Publicado em 19/12/2016

Atualizado às 14:58 de 13/08/2017

O presidente do Olodum, João Jorge Rodrigues, a gestora pública Arany Santana, o presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), Domício Proença Filho, a cofundadora e diretora do Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros (Ipeafro) – e também viúva de Abdias Nascimento –, Elisa Larkin Nascimento, o cientista social Carlos Moore e o escritor Éle Semog falam sobre a importância de Abdias na militância do movimento negro e sobre seu posicionamento vanguardista em relação aos espaços de poder e ao empoderamento do povo negro.

João Jorge Rodrigues define Abdias como um "ancestral vivo", inspirador de toda a juventude negra. Arany Santana fala sobre a missão de Abdias de fortalecimento da comunidade negra na luta por igualdade. Elisa Larkin Nascimento fala sobre duas correntes de militância negra em que ele transitava – o movimento negritude, com origem nos poetas de língua francesa, e o pan-africanismo, movimento de base sindicalista e expressão mais política.

Carlos Moore conta como Abdias sempre colocou a luta de classes ao lado da opressão racial e visava combater "dois inimigos" ao mesmo tempo. Em seu entendimento, a bipolaridade entre capitalismo e comunismo era apenas ideológica, mas culturalmente as duas visões representavam a perspectiva racial dominante do mundo branco ocidental.

Depoimentos gravados para a Ocupação Abdias Nascimento em agosto e setembro de 2016, em Salvador/BA e no Rio de Janeiro/RJ.

A exposição fica em cartaz de 17 de novembro de 2016 a 15 de janeiro de 2017, no Itaú Cultural, em São Paulo/SP.

Saiba mais sobre o evento e a programação no site do instituto.

Créditos
Presidente: Milú Villela
Diretor-superintendente: Eduardo Saron
Superintendente administrativo: Sérgio Miyazaki
Gerente do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Ana de Fátima Sousa
Coordenadores do Núcleo de Comunicação e Relacionamento: Carlos Costa e Jader Rosa
Gerente do Núcleo de Audiovisual e Literatura: Claudiney Ferreira
Coordenadora de conteúdo audiovisual: Kety Fernandes Nassar
Produção audiovisual: Paula Bertola
Entrevista: Duanne Ribeiro e Fernanda Castelo Branco
Captação: Richner Allan e Gabriela Barreto (terceirizada)
Edição: Richner Allan
Técnico de som: Tomás Franco (terceirizado)
Paisagem sonora: Renato Gama

Compartilhe