Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Espetáculo A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa  

Publicado em 02/03/2017

Atualizado às 10:44 de 03/08/2018

Libras

Nos dias 17, 18 e 19 de março o Auditório Ibirapuera recebe um dos espetáculos da MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo. A quarta edição do evento retrata um desconforto com a atual situação do Brasil e busca, entre outras inquietações, discutir principalmente questões ligadas à negritude e ao racismo. É nesse contexto que a peça A Missão em Fragmentos: 12 Cenas de Descolonização em Legítima Defesa, dirigida por Eugênio Lima, entra na programação da mostra.

O roteiro do espetáculo é baseado na obra A Missão – Lembranças de uma Revolução, de autoria do escritor alemão Heiner Müller. A história é situada nos anos de 1798 e 1799 na Jamaica, então colônia inglesa. Nesse período, três emissários franceses chegam ao país com o objetivo de organizar uma revolta dos escravos. Ao iniciar as primeiras ações planejadas, Debuisson, Galloudec e Sasportas recebem a notícia de que Napoleão Bonaparte tomou o poder na França.

A peça se propõe a defender a autodeterminação e a voz da diáspora negra, contando a história dos negros que sofreram diante da ação colonial, uma vez que as causas de sua morte estão ainda vivas. A obra é realizada pelo coletivo Legítima Defesa, formado por artistas ligados à militância contra o racismo fazendo uso da arte. No palco, a narrativa oficial e o narrador são alterados num processo de descolonização do texto, contestando o modelo consolidado de roteiro. "Outra história precisa ser rearticulada, com outros saberes. É necessário mudar quem organiza a cena. É chegado o momento de alterar o/a narrador(a) e, junto com ele/ela, a narrativa, assim como é preciso transformar a maneira de contá-la", explica Eugênio.

O elenco é composto de performers, atores, atrizes, músico, DJ e diretor, garantindo uma diversidade de pontos de vista, o que também contribui para um constante movimento da obra. Após a apresentação da peça no domingo, a MITsp realizará o evento Diálogos Transversais, que promove uma conversa entre o público e um convidado especial, neste caso o filósofo e jurista Silvio Luiz de Almeida, sob a mediação de Verônica Veloso. O intuito é convidar artistas e pensadores de áreas diversas para “lançar olhares transversais, cruzar as fronteiras e ampliar as leituras das obras”.

A apresentação conta com interpretação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Itaú Cultural, parceiro da MITsp desde sua primeira edição, também recebe algumas atrações, como uma série de debates e reflexões sobre o tema, além do espetáculo Black Off (consulte a programação).

MITsp – Mostra Internacional de Teatro de São Paulo
sexta 17  sábado 18 e domingo 19 de março de 2017 
sexta e sábado às 21h
domingo às 18h
[duração aproximada: 120 minutos]

ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada)

[classificação indicativa: 16 anos]

Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Ingresso Rápido, em seus pontos de venda e pelo telefone 11 4003 1212. Também estão à venda na bilheteria do Auditório Ibirapuera, nos seguintes horários:
sexta e sábado das 13h às 22h
domingo das 13h às 20h

Compartilhe