Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moderna para Sempre

Obras do Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco chega a Ribeirão Preto

Publicado em 20/09/2012

Atualizado às 20:28 de 02/08/2018

Depois de passar por Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém, além de México e Paraguai, a exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú chega, no dia 6 de outubro, à cidade de Ribeirão Preto, no Instituto Figueiredo Ferraz. A mostra, com curadoria do fotógrafo Iatã Cannabrava, inclui trabalhos de José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, Thomaz Farkas, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires, entre outros.

Iatã Cannabrava destaca que a exposição é desafiadora e que, além das sensações que provoca, traz à tona uma ampla discussão sobre a essência do fazer fotográfico. “O grande mérito de nossa produção modernista é ter antes um caráter de questionamento do que de trazer à tona explicações e leituras de fácil assimilação”, destaca.

O Acervo de Obras de Arte do Itaú Unibanco conta com mais de 12 mil obras (incluindo as coleções Itaú Numismática e Brasiliana Itaú) sendo uma fonte para a montagem de diversos recortes curatoriais. O conjunto engloba trabalhos que integram todos os movimentos artísticos nacionais, em variadas linguagens, como pinturas, esculturas, fotografias e gravuras.

Para garantir que esse valoroso conjunto possa ser conhecido e apreciado pelo público, e para que os significados e a importância desses trabalhos sejam objeto de reflexão aprofundada, o instituto organiza exposições temáticas focadas justamente na diversidade de caminhos que a coleção oferece. “Muitas dessas obras são inéditas fora do circuito fotoclubista e sobreviveram a depositários nem sempre adequados” enfatiza Cannabrava.

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista na Coleção Itaú
sábado 6 de outubro a quinta 20 de dezembro de 2012
terça a sábado, das 14h às 18h

Entrada franca

Compartilhe