Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural em Porto Alegre

Capital gaúcha recebe exposição com obras de mestres como José Oiticica Filho e Thomas Farkas

Publicado em 02/05/2018

Atualizado às 16:36 de 17/08/2022

>>PRORROGADA ATÉ 29 DE JULHO<<

Depois de passar por outras 11 cidades do país, a exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural volta a Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Com abertura no dia 19 de maio, a mostra fica em cartaz até 29 de julho na Fundação Iberê Camargo.

Sob a curadoria de Iatã Cannabrava, a exposição enfoca o movimento modernista fotográfico brasileiro que, apesar de tardio, foi muito importante na discussão sobre a prática da fotografia. Estarão expostas obras de diversos fotógrafos modernistas brasileiros, como Geraldo de Barros, José Oiticica Filho, José Yalenti, Marcel Giró, Thomas Farkas e Paulo Pires. São artistas que também participaram do movimento fotoclubista no Brasil, uma das primeiras redes sociais na fotografia e surgido no fim da década de 1930. Diversas das imagens expostas na mostra são inéditas fora do circuito fotoclubista.

A exposição reflete o caráter questionador do modernismo. O movimento foi caracterizado pelo rompimento com o tradicionalismo, por uma nova leitura estética e pelo afastamento da cultura vigente e institucionalizada. A ideia é avaliar o movimento através de seu modo de produção, compreendendo sua importância para as artes e discutindo a essência do fazer fotográfico.

Sobre o legado dessa produção, Cannabrava destaca: “Muitos dos nossos fotógrafos ultrapassaram os vínculos com o modernismo e produziram de maneira longeva, provando que o movimento foi substancial, denso, de extrema importância na partilha subsequente da arte dita contemporânea, e, ainda hoje, reverbera essa influência nos autores mais recentes”.

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural em Porto Alegre
abertura

sábado 19 de maio de 2018
das 11h às 13h

visitação
sábado 19 de maio a domingo 29 de julho
sábados e domingos, das 14h às 19h [último acesso às 18h45]

Entrada gratuita

Fundação Iberê Camargo (Avenida Padre Cacique, 2000 – Porto Alegre/RS)

[livre para todos os públicos]

Mais informações pelo telefone (51) 3247 8000 ou pelo e-mail comunicacao@iberecamargo.org.br.

Compartilhe