Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural em Vitória (ES)

Obras de Geraldo de Barros, José Oiticica Filho e José Yalenti fazem parte da exposição

Publicado em 09/03/2017

Atualizado às 19:04 de 28/11/2018

Depois de passar pelo Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Pará e Distrito Federal, a exposição Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural chega a Vitória, no Espírito Santo. Com abertura no dia 11 de abril, a mostra fica em cartaz até 25 de junho no Espaço Cultural Palácio Anchieta.

Sob a curadoria de Iatã Cannabrava, a exposição enfoca o movimento modernista fotográfico brasileiro que, apesar de tardio, foi muito importante na discussão sobre a prática da fotografia. Estarão expostas obras de diversos fotógrafos modernistas brasileiros, como Geraldo de Barros, José Oiticica Filho, José Yalenti, Marcel Giró, Thomas Farkas e Paulo Pires. São artistas que também participaram do movimento fotoclubista no Brasil, uma das primeiras redes sociais na fotografia e surgido no fim da década de 1930. Diversas das imagens expostas na mostra são inéditas fora do circuito fotoclubista.

A exposição reflete o caráter questionador do modernismo. O movimento foi caracterizado pelo rompimento com o tradicionalismo, por uma nova leitura estética e pelo afastamento da cultura vigente e institucionalizada. A ideia é avaliar o movimento através de seu modo de produção, compreendendo sua importância para as artes e discutindo a essência do fazer fotográfico.

Sobre o legado dessa produção, Cannabrava destaca: “Muitos dos nossos fotógrafos ultrapassaram os vínculos com o modernismo e produziram de maneira longeva, provando que o movimento foi substancial, denso, de extrema importância na partilha subsequente da arte dita contemporânea, e, ainda hoje, reverbera essa influência nos autores mais recentes”.

Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural em Vitória (ES)

Abertura
terça 11 de abril de 2017
às 18h30

Visitação
de terça 12 de abril a domingo 25 de junho de 2017
terça a sexta, das 9h às 17h
sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h

Espaço Cultural Palácio Anchieta Praça João Clínico s/nº Cidade Alta – Vitória (ES)

Entrada gratuita

Compartilhe