Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Moderna para Sempre

Com curadoria de Iatã Cannabrava, a seleção inclui trabalhos de mestres como José Oiticica Filho, Paulo Pires e German Lorca

Publicado em 10/09/2013

Atualizado às 20:44 de 02/08/2018

Depois de passar por mais de seis cidades desde 2010, a mostra Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú chega agora ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza (CE). Pensada para dar visibilidade nacional à vertente fotográfica do acervo, a exposição já foi exibida em Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém e Ribeirão Preto, no Brasil, além de Assunção, no Paraguai, e Cidade do México, no México. As itinerâncias são fruto de parcerias com instituições culturais, uma das principais linhas de atuação do Itaú Cultural.

O Acervo Itaú Unibanco conta com cerca de cem obras modernistas, com destaque para trabalhos realizados entre as décadas de 1940 e 1970, como os do Foto Cine Clube Bandeirante, criado em 1939. A seleção é do curador e fotógrafo Iatã Cannabrava e inclui trabalhos de mestres como José Yalenti, José Oiticica Filho, Geraldo de Barros, Marcel Giró, German Lorca, Ademar Manarini e Paulo Pires. A reunião é também uma oportunidade de oferecer uma ação educacional focada na importância do movimento modernista para a cultura e identidade brasileiras.

O acervo de obras de arte do Itaú Unibanco conta com aproximadamente 12 mil itens. São pinturas, gravuras, esculturas, fotografias, filmes, vídeos, instalações, edições raras de obras literárias e outras peças que, reunidas ao longo de mais de 60 anos, cobrem toda a história da arte brasileira – além de importantes períodos da história da arte mundial. Para garantir o acesso a esse conjunto, o instituto organiza exposições focadas na diversidade de caminhos que a coleção oferece.

 

Moderna para Sempre
quarta 25 de setembro a domingo 24 de novembro de 2013
Museu de Arte Contemporânea do Ceará – Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza/CE
terça a quinta, das 9h às 18h30
sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h30

Compartilhe