Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

ADIADO | Mônica Salmaso apresenta tributo a Wilson Batista na Sala Itaú Cultural

Novas apresentações da cantora acontecem em maio; ingressos reservados para as apresentações desta semana não são válidos para as datas futuras

Publicado em 17/03/2022

Atualizado às 10:39 de 23/05/2022

Libras

Atualizado em 29 de março, às 14h20
Os shows de Mônica Salmaso, agendados inicialmente para os dias 31 de março e 1, 2 e 3 de abril na Sala Itaú Cultural, foram adiados para 19 a 22 de maio por motivos de saúde da artista. Os ingressos reservados para as apresentações desta semana não são válidos para as datas futuras. Acompanhe nossa agenda cultural para mais informações sobre a reserva de ingressos. 

*

Entre os dias 31 de março e 3 de abril, a cantora paulista Mônica Salmaso se apresenta na Sala Itaú Cultural, na sede da organização, prestando uma homenagem ao sambista carioca Wilson Batista (1913-1968). Salmaso é acompanhada por Paulo Aragão no violão, Teco Cardoso no saxofone e nas flautas e Luca Reale no clarinete. As apresentações acontecem às 20 horas nos dias 31 de março, 1o e 2 de abril, e às 19 horas em 3 de abril. No dia 1o, o show terá transmissão ao vivo nesta página e no canal do Itaú Cultural (IC) no YouTube.

Autor de mais de 500 obras registradas, Batista compôs clássicos do samba e foi responsável por vários sucessos dos carnavais das décadas de 1940, 1950 e 1960. Entre suas composições mais famosas estão “Acertei no milhar”, parceria com Geraldo Pereira, “Não sei dar adeus”, com Ataulfo Alves, e “Deixa de ser convencida”, composta com Noel Rosa. Também foi protagonista de uma célebre polêmica com Noel Rosa, uma amigável rixa iniciada quando Noel compôs “Rapaz folgado”, em resposta à música “Lenço no pescoço”, de Batista. Da polêmica surgiram composições como “Mocinho da Vila”, “Conversa fiada” e “Terra de cego”.

A homenagem de Mônica Salmaso se apresenta como uma visita guiada à obra do compositor, gestada como proposta para o projeto Samba imenso, do Sesc. “Meu primeiro contato substancioso com a obra do Wilson Batista aconteceu quando ouvi o maravilhoso CD Ganha-se pouco mas é divertido, da Cristina Buarque. Uma seleção preciosa de uma obra bastante grande acontece nesse CD, deliciosamente cuidado com arranjos e músicos incríveis. Um CD necessário de ter!”, diz a cantora. Entendi que se tratava de um compositor que representa uma geração incrível de criadores quando a profissionalização de artistas da música estava ainda embrionária. Tempo importante da história da música popular brasileira e, neste caso, da música carioca.”

Imagem de show de Mônica Salmaso com quatro músicos sentados. Á esquerda um homem de cabelos pretos e camisa cinza toca violão, ao seu lado, Mônica Salmaso, de pé, toca alfaia e canta. Á direita, um home careca, de óculos toca saxofone e, ao seu lado um homem de cabelos grisalhos e camisa branca toca clarinete.
Mônica Salmaso homenageia Wilson Batista (imagem: Dani Gurgel)

Reserva de ingresso

Reserve seu ingresso via plataforma INTI a partir do dia 23 de março, às 12h, para assistir à apresentação.

A bilheteria presencial abre 1h antes do evento começar para realizar o check-in dos ingressos. Será necessário apresentar o QR Code com o ingresso até dez minutos antes do início do evento. Após esse horário, o ingresso não será mais válido.

Protocolos de segurança

Será necessário apresentar comprovante de vacinação para ingressar na sede do IC: 

- Serão válidos o comprovante físico ou o digital (disponível nos aplicativos fornecidos pelos governos federal, estadual e/ou municipal).

- Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo duas doses da vacina. Menores de 12 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação.

Cancelamentos

Em virtude dos protocolos sanitários adotados para conter o avanço da transmissão do coronavírus e, assim, mantermos a segurança e a saúde de artistas, produção e público, o Itaú Cultural informa que sua programação, virtual ou presencial, poderá ser cancelada em caso de contaminação por covid-19 de qualquer artista envolvido.

Em caso de cancelamento, os ingressos adquiridos perdem sua validade. O público que reservou o ingresso antecipadamente será notificado por e-mail.

Um eventual reagendamento da programação, em data futura, ficará a exclusivo critério do Itaú Cultural de acordo com a disponibilidade de agenda, sem preferência a quem adquiriu os ingressos anteriormente.

Mônica Salmaso [com interpretação em Libras]
quinta 31 de março a domingo 3 de abril de 2022
quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
[duração aproximada: 80 minutos]
Sala Itaú Cultural (piso térreo) – 224 lugares

[livre para todos os públicos]

Entrada gratuita

Reserve o seu ingresso [a partir de 23 de março, às 12h, até 10 minutos antes do início do espetáculo]

 

Sobre a artista
Conhecida pelo ecletismo em seu repertório, Mônica Salmaso iniciou sua carreira na peça O concílio do amor, em 1989. Em 1995, gravou o disco Afro-sambas, um duo de voz e violão com o instrumentista Paulo Bellinati, incluindo todos os afrossambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Em 1997, foi indicada ao Prêmio Sharp como revelação na categoria MPB. Lançou Trampolim em 1998 e Voadeira um ano depois, com o qual ganhou o Prêmio APCA. O quarto CD de Mônica, IAIÁ, nasceu em 2004, seguido por Noites de gala, samba na rua, de 2007, com músicas de Chico Buarque. Nesse meio-tempo, foi convidada como solista de várias orquestras, como Osesp, OSB, Jazz Sinfônica de São Paulo e Orquestra Jovem Tom Jobim.

Com o CD Alma lírica brasileira, com Teco Cardoso e Nelson Ayres, lançado pela Biscoito Fino em 2011, recebeu o 23o Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Cantora. Seu penúltimo CD, Corpo de baile (2014), com músicas de Guinga e Paulo César Pinheiro, foi indicada ao Prêmio da Música Brasileira em quatro categorias, das quais venceu duas – Melhor Cantora MPB e Melhor Canção. Em 2017, lançou o álbum Caipira, que recebeu elogios da crítica especializada e ganhou os prêmios de Melhor Álbum e Melhor Cantora – Categoria Regional no 29o Prêmio da Música Brasileira.

Em março de 2020, Mônica iniciou os vídeos Ô de casas, não como um projeto, mas como uma forma de promover encontros virtuais com os amigos no começo da pandemia, batizados por ela de “Encontros quentinhos de des-isolamento responsável”, que seguem até hoje.

Compartilhe