Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Monstrans: experimentando horrormônios é lançada com lives em julho e agosto

Nos encontros, o autor da história em quadrinhos, Lino Arruda, fala sobre questões de gênero e processo criativo com cinco convidados, entre artistas e pesquisadores

Publicado em 21/07/2021

Atualizado às 16:17 de 20/07/2021

O lançamento da história em quadrinhos Monstrans: experimentando horrormônios, de Lino Arruda ­– quadrinista, professor e pesquisador –, ocorre em julho e agosto, com uma série de lives. Sempre às 20h, nos dias 28/7 e 4, 12, 19 e 25/8, o autor conversa com convidados sobre assuntos ligados a graphic novel, uma narrativa autobiográfica na qual Lino explora experiências de deficiência, lesbianidade e transmasculinidade.

A imagem em preto e branco mostra Lino Arruda, autor do projeto Rumos Monstrans, sentado desenhando. Sua mesa está repleta de objetos de desenho.
O quadrinista Lino Arruda desenvolve HQ com vivências sobre lesbianidade e transmasculinidade (imagem: divulgação)

Da primeira live, no dia 28/7, participa o ator e performer Lui Castanho, em um bate-papo sobre o processo de criação de Monstrans. Será sorteado um exemplar do livro.

No dia 4/8, a temática é “Autobiografia trans: linguagens e temporalidades dissidentes”, com a presença da doutora em teoria e crítica literária Amara Moira. A base da conversa é “Eu ainda fui”, parte de Monstrans em que o autor fala da última vez em que viu o avô – que, com a transição de gênero, não o reconhece. (Lino leu o trecho em vídeo; veja).

Em 12/8, é a vez da escritora e cantora Tatiana Nascimento, com quem o autor aborda “Interseções e limites da lesbianidade e transmasculinidade”. A referência é “Segunda natureza, outra seção do livro, na qual se elaboram vivências lésbicas e transmasculinas, e as relações entre elas, com toques surrealistas, alucinações e memórias emersas.

Já o psicólogo e ativista Guarani Geni Nuñez, em 19/8, é o convidado para um diálogo em torno de “Cosmovisões da dissidência”, baseado na introdução de Monstrans.

Por fim, em 25/8, Diana Salu, artista e escritora, trata de narrar e desenhar personagens trans, discutindo “Terapia de conversão”, primeira parte do livro. Nela, Lino conta sobre sua deficiência congênita nas pernas, em tese ligada a um acidente sofrido por sua mãe.

A imagem retrata um desenho de um monstro com um chifre segurando pelos dedos uma pessoa. O monstro parece levar a pessoa à boca, que está aberta.
Lino Arruda é doutorando em literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e começou a fazer quadrinhos em 2011 (imagem: divulgação)

Monstrans: experimentando horrormônios é um projeto apoiado pelo edital 2017-2018 do Rumos Itaú Cultural. Fantástico e confessional, o livro, nas três histórias citadas, traz narrativas sobre a percepção do próprio corpo, a maneira como se é visto pelos outros, a vivência de processos de transformação. No plano das imagens, a figura humana se hibridiza com animais, criando fantasmagorias e monstruosidades. Veja uma amostra:

 

Saiba mais sobre Monstrans na reportagem feita para o Rumos. Compre o livro aqui.

 

Monstrans ­– lives de lançamento
com Lui Castanho, Amara Moira, Tatiana Nascimento, Geni Nuñez e Diana Salu
quartas 28 de julho e 4 e 25 de agosto e quintas 12 e 19 de agosto
sempre às 20h

transmissão pelo Instagram de Lino Arruda

Compartilhe