Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Morre a cineasta Suzana Amaral

O trabalho da diretora e roteirista ficou marcado por sua adaptação de A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, para o cinema

Publicado em 26/06/2020

Atualizado às 16:57 de 18/08/2021

Morreu na tarde de quinta-feira (25), em São Paulo, a cineasta Suzana Amaral. Vítima de um AVC há cerca de um ano, Suzana estava com a saúde fragilizada desde então. A diretora e roteirista paulistana dirigiu três longas de ficção durante seus mais de 35 anos de carreira, ganhando espaço de destaque na história do cinema brasileiro.

Todos os seus filmes foram adaptações de obras literárias, sendo sua estreia com A Hora da Estrela (1985), baseado no texto original de mesmo nome de Clarice Lispector e premiado em Berlim, seguido de Uma Vida em Segredo (2001), baseado no livro homônimo de Autran Dourado, e Hotel Atlântico (2009), produzido a partir da obra também homônima de João Gilberto Noll.

Em setembro de 2012, Suzana participou do programa Jogo de Ideias, no qual falou de seu processo de direção de atores e da escolha de trilha sonora com o jornalista Claudiney Ferreira, com a participação da cineasta Laís Bodanzky. Confira abaixo um trecho dessa participação:

Veja também sua palestra "O processo de criação e de produção de um filme no Brasil", ministrada em 2003 durante o evento Foco - Cinema Brasileiro em Debate, que analisou e propôs caminhos para o cinema brasileiro.

Conheça mais sua trajetória na Enciclopédia Itaú Cultural.

Compartilhe