Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Morre Ruy Ohtake, arquiteto que sintetizou as escolas paulista e carioca

Ruy faleceu neste sábado. Veja depoimentos seus sobre outros arquitetos que foram referências para o seu trabalho, Oscar Niemeyer e Villanova Artigas

Publicado em 27/11/2021

Atualizado às 11:24 de 03/03/2022

O arquiteto Ruy Ohtake morreu neste sábado, 27 de novembro, em decorrência de um câncer de medula. Nascido em 1938, primogênito da artista visual Tomie Ohtake (1913-2015), o profissional teve uma obra que reuniu características de duas escolas, a paulista – liderada por João Villanova Artigas (1915-1985) – e a carioca – marcada pelo trabalho de Oscar Niemeyer (1907-2012) –, e que se preocupou tanto com a arquitetura como arte quanto com o papel social dessa prática e sua integração na cidade.

Tenha mais detalhes sobre a obra de Ruy na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira. Conheça também a participação de Ruy em eventos do Itaú Cultural (IC): para a Ocupação Villanova Artigas, ele comentou três projetos do homenageado: o Ginásio de Guarulhos (1960), a Casa Elza Berquó (1967) e a Casa Rubens de Mendonça, chamada de Casa dos Triângulos (1958), com o arquiteto Shundi Iwamizu. Assista abaixo aos vídeos:





Nos vídeos, ele destaca a escolha dos materiais, o uso da cor e a estrutura como forma de expressão – elementos que sobressaem na sua própria fatura. Igualmente para essa Ocupação, o arquiteto comentou a atividade política e o exílio de Artigas.

Ruy também esteve presente em eventos da organização que focaram Oscar Niemeyer. Em 2013, participou de Oscar Niemeyer, um seminário. Confira sua fala inicial:

Já em 2014, o arquiteto concedeu uma entrevista à exposição Oscar Niemeyer: clássicos e inéditos, em que ele tratou da importância do edifício Copan, em São Paulo:

Fora dos espaços digitais do IC, confira também um depoimento de Ruy disponibilizado no site do Acervo Vladimir Herzog. Com cerca de 1.700 itens relacionados ao jornalista Vladimir Herzog (1937-1975), outro homenageado pelo Ocupação, o acervo teve apoio do IC.

Compartilhe