Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra apresenta quatro filmes brasileiros da última década

De 18 de julho a 1º de agosto, a Mostra Brasil Cinema Agora! apresenta quatro filmes que simbolizam a atualidade e a potência do audiovisual brasileiro

Publicado em 13/07/2020

Atualizado às 00:01 de 02/08/2020

Vigoroso, livre, autêntico e profícuo. Com mais de cem filmes produzidos por ano ao longo da última década, o cinema nacional passou a refletir sua contemporaneidade e, de maneira excepcional, a tratar aspectos socioculturais fundamentais para compreender o Brasil de hoje.

De 18 de julho a 1º de agosto, a Mostra Brasil Cinema Agora! apresenta quatro filmes que simbolizam essa atualidade e a potência do audiovisual brasileiro. A seleção conta com a curadoria de Francesca Azzi, da Zeta Filmes.

Confira nesta página, no período indicado, as produções a seguir:

Arábia
(Affonso Uchôa e João Dumans, 2017, 96 minutos)

Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos.

[classificação indicativa: 16 anos]

Ao encontrar o diário de um trabalhador, numa vila operária em Ouro Preto, o jovem André entra em contato com a comovente trajetória de vida de Cristiano, em meio às mudanças sociais e políticas do Brasil nos últimos dez anos. (imagem: Divulgação)

Azougue Nazaré
(Tiago Melo, 2018, 82 minutos)

Num imenso canavial que parece não ter fim, em uma casa isolada, mora o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre da dança convertido à religião evangélica que se vê na missão de expulsar o demônio do maracatu, evangelizando toda a cidade. 

[classificação indicativa: 14 anos]

Azougue Nazaré – Mostra Brasil Cinema Agora! (2020) (imagem: divulgação )

Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos

(João Salaviza e Renée Nader Messora, 2018, 114 minutos)

Ihjãc é um jovem da etnia Krahô que mora na aldeia Pedra Branca, em Tocantins. Após a morte do pai, ele recusa-se a se tornar xamã e foge para a cidade. Longe de seu povo e da própria cultura, Ihjãc enfrenta as dificuldades de ser um indígena no Brasil contemporâneo. Prêmio Especial do Júri na mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes.

[livre para todos os públicos]

 

Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos – Mostra Brasil Cinema Agora! (imagem: divulgação )

Inferninho
(Guto Parente e Pedro Diógenes, 2018, 82 minutos)

Deusimar é a dona do Inferninho, bar refúgio de sonhos e fantasias. Ela quer deixar tudo para trás e partir para um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acaba de chegar, sonha em ancorar e fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar.

[classificação indicativa: 12 anos]

 

Inferninho – Mostra Brasil Cinema Agora! (imagem: divulgação )

Brasil Cinema Agora! – mostra on-line
sábado 18 de julho a sábado 1º de agosto de 2020

[após esse período, os links serão desativados]

Compartilhe