Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Mostra on-line apresenta produções do cinema brasileiro contemporâneo

Os filmes, selecionados pela cineasta Moira Toledo, podem ser vistos a partir de 5 de outubro

Publicado em 28/09/2020

Atualizado às 17:37 de 16/08/2022

Em outubro, a mostra on-line de cinema do Itaú Cultural (IC) reúne filmes que inspiraram o EAD Projeções – curso que vem acontecendo desde setembro (a seleção de participantes foi realizada em agosto) no qual as coordenadoras Renata Druck e Moira Toledo, com uma grande equipe de professores, buscam promover um olhar crítico sobre a produção audiovisual atual, bem como estimular a realização de projetos nessa área.

Com curadoria de Moira, esta mostra reúne produções do cinema brasileiro contemporâneo e pretende estabelecer diálogos entre os universos da autoficção – gênero a que correspondem os filmes em cartaz neste mês –, do documentário político/sobre política e das novas vertentes de cinema de gênero – parte dos filmes que ficam em cartaz na mostra que acontecerá em novembro neste site –, visando despertar debates e inspirar espectadores, realizadores e os próprios estudantes do curso EAD Projeções – Linguagem e Processos Criativos no Cinema Brasileiro Contemporâneo.

Confira abaixo os filmes que integram a mostra, que acontece de 5 a 19 de outubro – os links serão disponibilizados junto às sinopses a partir do dia 5 de outubro.

Baronesa
(Juliana Antunes, 2017, 70 minutos)

Sinopse: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte (MG), elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

[classificação indicativa: 16 anos]

Baronesa (imagem: Frame do filme)

Café com Canela
(Ary Rosa e Glenda Nicácio, 2017, 100 minutos)

Violeta e Margarida, nomes que não se referem apenas a flores, mas revelam duas mulheres comuns, dessas que encontramos pelas ruas do Recôncavo Baiano em bicicletas, em quartos, lidando com as adversidades do dia a dia ou com as amarguras do passado, com reencontros e transformações. Margarida vive em São Félix, isolada pela dor da perda do filho. Violeta segue a vida em Cachoeira, entre dificuldades do dia a dia e traumas do passado. Quando Violeta reencontra Margarida, inicia­se um processo de transformação, marcado por visitas, faxinas e cafés com canela, capazes de despertar novos amigos e antigos amores.

[classificação indicativa: 14 anos]

Café com Canela (imagem: Frame do filme)

Corpo Elétrico
(Marcelo Caetano, 2017, 94 minutos)

O jovem Elias tenta equilibrar seu cotidiano entre o trabalho em uma fábrica de vestuários e encontros casuais com outros homens. Com a chegada do verão, ele tem sonhado muito com o mar. Seu desejo de se desligar um pouco está cada vez mais pulsante. Na fábrica em que trabalha, as responsabilidades aumentam à medida que o fim do ano se aproxima. Depois de mais uma noite fazendo hora extra, Elias e os operários decidem sair juntos. Corpos cansados que buscam apenas uma cerveja para espairecer. A partir dessa noite de convivência, Elias percebe que a distância entre ele e o grupo é menor do que imaginava. É quando novas possibilidades de encontros surgem em seu horizonte.

[classificação indicativa: 16 anos]

Corpo Elétrico (imagem: Frame do filme)

Peripatético
(Jéssica Queiroz, 2017, 15 minutos)

Simone, Thiana e Michel são três jovens moradores da periferia de São Paulo (SP). Simone está à procura do seu primeiro emprego; Thiana tenta passar no concorrido vestibular de medicina; e Michel ainda não sabe o que fazer. Em meio às demandas do início da fase adulta, um acontecimento histórico em maio de 2006 na cidade de São Paulo muda o rumo de suas vidas para sempre.

[classificação indicativa: 12 anos]

Peripatético (imagem: Luiz Augusto Moura)

Branco Sai, Preto Fica
(Adirley Queirós, 2015, 93 minutos)

Tiros em um baile de black music na periferia de Brasília (DF) ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.

[classificação indicativa: 12 anos]

Branco Sai, Preto Fica (imagem: Frame do filme)

Mostra Projeções de Cinema Brasileiro Contemporâneo
de segunda 5 a segunda 19 de outubro de 2020
neste site

Compartilhe