Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Espaço Itaú de Cinema chega à Itaú Cultural Play com mostra de Ugo Giorgetti

Plataforma gratuita de streaming disponibiliza 14 filmes do diretor e roteirista paulistano

Publicado em 06/08/2021

Atualizado às 17:53 de 17/08/2022

Exibindo desde filmes nacionais independentes até blockbusters estrangeiros, o Espaço Itaú de Cinema do Shopping Frei Caneca se tornou, ao longo de duas décadas, um lugar onde os mais diversos públicos de cinema de São Paulo se encontram. Para celebrar esses 20 anos de atividade e ecletismo, o espaço apresentou em suas salas uma seleção de obras de Ugo Giorgetti. Agora, entre 6 de agosto e 5 de outubro, a retrospectiva do diretor e roteirista paulistano pode ser conferida na Itaú Cultural Play, plataforma gratuita de streaming dedicada ao audiovisual nacional.

Entre os 14 filmes selecionados, há duas pré-estreias: o longa-metragem de ficção Dora e Gabriel e o documentário Paul Singer, uma utopia militante. A mostra marca a primeira parceria entre o Espaço Itaú de Cinema e a Itaú Cultural Play. Depois dessa, outras curadorias elaboradas pela rede de cinemas serão apresentadas ao público da plataforma.

A mostra percorre toda a trajetória de Giorgetti e evidencia algumas das marcas fundamentais de suas produções – como a presença, manifesta ou sugerida, da capital paulista, com seus inúmeros contrastes e conflitos sociais. Em trabalhos como Festa (1985) e Sábado (1994), por exemplo, o cineasta abordou esses contrastes e conflitos por meio de ambientes reduzidos: uma festa numa mansão, com convidados e empregados, e um edifício residencial na região central da cidade, cujos moradores se veem forçados a interagir com uma equipe de filmagem que se encontra no local para gravar uma propaganda.

Essa escolha por cenários reduzidos – que aludem a uma realidade mais ampla – é, de fato, uma constante na obra de Giorgetti. Em Dora e Gabriel, um dos filmes em pré-estreia, o cineasta radicaliza essa tendência e conta uma história que se passa totalmente no porta-malas de um automóvel, onde um homem e uma mulher que não se conhecem são mantidos reféns por assaltantes.

A outra pré-estreia é um documentário desenvolvido com base em um longo relato autobiográfico do economista e professor Paul Singer. Morto em 2018, aos 86 anos, o intelectual de origem austríaca lecionou na Universidade de São Paulo (USP), foi um dos pioneiros da economia solidária no Brasil e, nos anos 1980, integrou o grupo de fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT).

No vídeo abaixo, Giorgetti conversa com o jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto sobre a sua formação e os filmes que compõem a retrospectiva. No trecho da conversa focado no documentário em pré-estreia, José Geraldo faz um paralelo entre a trajetória intelectual de Singer e o cinema de Giorgetti. “No filme”, diz ele, “o Paul Singer que se revela é alguém que faz um trânsito entre a academia e a vida bruta, concreta, dura.” De forma semelhante, segue o crítico, a produção do cineasta é capaz de aliar “a mais alta sofisticação e o magma bruto da vida cotidiana”.

Confira abaixo os trabalhos que compõem a retrospectiva (e seus períodos de exibição na plataforma).

Filmes disponibilizados durante toda a mostra (de 6 de agosto a 5 de outubro)

- Jogo duro (1985, 83 min)
- Quebrando a cara (1986, 76 min)
- O príncipe (2002, 90 min)
- Paredes nuas (2009, 58 min)
- Solo (2009, 73 min)
- Cara ou coroa (2012, 92 min)
- A cidade imaginária (2014, 58 min)
- Uma noite em Sampa (2016, 74 min)

Filmes em curta temporada

- Boleiros: era uma vez o futebol (1998, 90 min), disponível entre 2 e 5 de setembro
- Boleiros 2: vencedores e vencidos (2006, 85 min), disponível entre 9 e 12 de setembro
- Festa (1985, 86 min), disponível entre 16 e 19 de setembro
- Sábado (1994, 88 min), disponível entre 23 e 26 de setembro

Filmes em pré-estreia

- Dora e Gabriel (2020, 85 min), disponível no dia 7 de agosto, das 19h às 23h
- Paul Singer, uma utopia militante (2019, 57 min), disponível no dia 8 de agosto, das 19h às 23h

Compartilhe