Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Museu Nacional exibe obras que descrevem o Egito desbravado por Napoleão Bonaparte

De 12 de abril a 27 de maio, o Museu Nacional, de Brasília, recebeu a mostra O Egito Sob o Olhar de Napoleão, com curadoria do arqueólogo...

Publicado em 15/05/2012

Atualizado às 10:34 de 26/03/2019

De 12 de abril a 27 de maio, o Museu Nacional, de Brasília, recebe a mostra O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú com curadoria do arqueólogo Vagner Carvalheiro Porto. Das 35 peças a serem exibidas, 21 fazem parte de Description de L'Egypte, coleção publicada em Paris entre 1809 e 1822, que descreve a expedição científica e militar liderada pelo general Napoleão Bonaparte àquele país do Oriente. A obra é reconhecida como o mais importante estudo erudito europeu do Egito antigo e moderno. Os livros acompanham 14 reproduções fotograficas das matrizes em cobre pertencentes ao Museu do Louvre, em Paris.

Organizada em cinco seções: Cartografia, Religião, Arquitetura, Egito Moderno e História Natural, a exposição apresenta 13 dos 21 volumes da Description de L'Egypte, com gravuras e alguns com mais de um metro de altura, abertos em página fixa, dentro de uma vitrine. Conta, ainda, com um dos dois livros publicados pelo artista e barão Dominique Vivant Denon (1747-1825). A exposição traz também um cronograma dos principais eventos da campanha napoleônica no Egito, além de 14 telas com imagens dos livros que podem ser manuseadas pelos visitantes.

O material em exposição foi produzido durante a viagem que Bonaparte fez em 1798 para o Egito, com uma força militar de mais de 55 mil homens e uma comitiva de 167 estudiosos entre artistas, gravadores, escultores, impressores, arquitetos, astrônomos, geógrafos, químicos, engenheiros de várias especializações, matemáticos, economistas, médicos, botânicos, zoólogos, orientalistas, escritores e intérpretes. Muitos dos estudiosos que viajaram para o Egito eram integrantes do Instituto da França, dentre eles o zoólogo Étienne Geoffroy Saint-Hilaire (1772-1844) e o inventor Nicolas-Jacques Conté (1775-1805), encabeçados por Denon.

O barão seguiu pelo alto Egito e fez uma série de esboços das ruínas. O general reconheceu a importância do registro e pediu aos cientistas que medissem e desenhassem os monumentos. Dessa forma, Bonaparte formou a bases de Description de L'Egypte, que acabaria dirigindo a atenção do mundo para o Egito Antigo, desembocando nos modernos estudos da história. Em 1802, Denon publicou o livro Voyage Dans la Basse et la Haute Egypte que depois foi traduzido para o inglês.

Ao mesmo tempo, o francês Edme François Jonard organizava Description de L?Egypte, publicada em 1809. Enquanto isso, Jean François Champollion, mais tarde conhecido como o "pai da Egiptologia", descobriu a chave para decifrar os textos em hieróglifo da Pedra da Rosetta desenterrada pelo exército em 1799. Esta descoberta permitiu aos sábios ler a antiga linguagem, o que levou a uma nova compreensão da história do Egito.

A mostra promovida pelo Itaú Cultural reforça a vocação do grupo de aproximar o público dos diferentes recortes da coleção do grupo, construída ao longo dos anos com o intuito de formar amplo e significativo acervo de arte e cultura. "Apresentar um recorte tão importante deste acervo reafirma o compromisso da instituição com o público de democratizar o acesso à arte e a cultura", observa o diretor do instituto, Eduardo Saron.

SERVIÇO
O Egito Sob o Olhar de Napoleão, na Coleção Itaú
12 de abril de 2012, às 19h30, abertura para convidados
Para o público: de 13 de abril a 27 de maio
De terça a domingo, das 9h às 18h30
Entrada franca

Museu Nacional do Conjunto Cultural da República
Setor Cultural Sul, Lote 02
Esplanada dos Ministérios
Estacionamento gratuito
Acesso para deficientes físicos
Ar condicionado

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô
Fones: 11. 2168-1776/1777
www.itaucultural.org.br
www.twitter.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural
www.flickr.com/itaucultural

Assessoria de Imprensa
Conteúdo Comunicação
Fone: 11.5056-9800
Ana Livia Lima: analivia.lima@conteudonet.com
Caroline Zeferino: caroline.zeferino@conteudonet.com
Cristina R. Durán: cristina.duran@conteudonet.com
Roberta Montanari: roberta.montanari@conteudonet.com
No Itaú Cultural:
Fone: 11.2168-1950
Larissa Corrêa: larissa.correa@mailer.com.br
No Auditório Ibirapuera:
Fone: 11.3629.1017
Jessica Orlandi: jessica.orlandi@conteudonet.com
www.conteudocomunicacao.com.br
www.twitter.com/agenciaconteudo
www.facebook.com/agenciaconteudo

Compartilhe