Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer

Felipe Scagliusi apresenta recital solo

Publicado em 23/10/2015

Atualizado às 10:17 de 03/08/2018

O pianista paulistano Felipe Scagliusi se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera com um recital solo. O programa, centrado no século XVIII, conta com grandes autores do classicismo, como Mozart e Beethoven, além de precursores da mesma vertente musical, como o francês Jean-Philippe Rameau (um dos nomes mais importantes da história da música na França) e o italiano Padre Giovanni Battista Martini (que foi professor de Mozart).

Considerado um dos grandes nomes do piano da nova geração, Felipe começou a tocar aos 9 anos de idade. Estudou intensamente o instrumento até a adolescência, quando resolveu prestar vestibular para regência na Universidade de São Paulo (USP). “Meu irmão também era músico e, na adolescência, nós juntávamos grupos para tocar em casa”, conta o pianista. “Eu comecei a me divertir com essa história de comandar o pessoal, de dizer o que cada um tinha de tocar, com regência.”

Mesmo durante o tempo da faculdade, Felipe continuou com os estudos de piano. Após a graduação, passou cinco anos nos Estados Unidos, onde fez um mestrado em Nova York, além de uma temporada na França, tocando e estudando com grandes músicos e professores – entre eles o brasileiro radicado em Paris Edson Elias. Em 2010, lançou o primeiro CD solo de sua carreira – incentivado pelo amigo e pianista Nelson Freire –, pelo selo inglês Avie Records. Composto de obras de Robert Schumann, o trabalho foi bem recebido pela crítica internacional.

Felipe, que já realizou concertos no Carnegie Hall (Estados Unidos), no Helsinki Music Center (Finlândia) e no Salle Cortot (França) – entre outras importantes casas internacionais –, assim como no Teatro Municipal de São Paulo, no Teatro Cultura Artística, na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano (os três em São Paulo) e no Teatro Claudio Santoro (Brasília), retornou em 2012 ao Brasil, onde tem se apresentado e mantido um trabalho intenso de ensino de música.

“Alguns amigos me incentivaram a iniciar um projeto de música on-line”, conta o pianista. “Existe certa escassez de professores dando aula, ainda mais em outros estados que não São Paulo. Então, nós montamos um projeto e isso tem dado supercerto; realmente temos atingido muitas pessoas”, explica. As aulas podem ser acessadas pelo site aprendendopiano.com.br.

No mesmo ano em que voltou para o país, Felipe foi idealizador, curador e intérprete do Música de Agora, festival realizado no Itaú Cultural que proporcionou ao público a oportunidade de conhecer novos compositores da música de concerto. O próximo trabalho do pianista, ainda em fase de concepção e produção, deve ser lançado em 2016.

Programa

J. P. Rameau (1683-1764)
5 peças de “Pièces de Clavecin”
Prelude
Alemande
Le Rappel des Oiseaux
Rigaudon
Musette en Rondeau

W. A. Mozart (1756-1791)
“Sonata em Fá Maior K. 332”
Allegro
Adagio
Assai Allegro

G. B. Martini (1706-1784)
“Sonata N. 6 Op. 3 em Dó Maior”
Adagio
Allegro

L. V. Beethoven (1770-1827)
“Sonata N. 21 Op. 53 ‘Waldstein’”
Allegro con Brio
Introduzione – Adagio Molto
Rondo – Allegretto Moderato

Música no Foyer
sexta 6 de novembro de 2015
às 21h
duração: 60 min (aproximadamente)
a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera
[livre para todos os públicos]

Compartilhe