Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música No Foyer

O octeto vocal Canto Ma Non Presto mostra versão a cappella de canções brasileiras

Publicado em 31/03/2017

Atualizado às 10:47 de 03/08/2018

Libras

Canto Ma Non Presto – grupo vocal a cappella formado por Andressa Feigel (contralto), Daniel Reginato (barítono e direção musical), Fábio Marins (tenor), Joana Mariz (meio-soprano e preparadora vocal), Kenia Muraoka (soprano), Leonardo Andrade (baixo), Marcelo Recski (tenor e direção musical) e Paula Del Rio (soprano) – se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera com Referências, espetáculo homônimo ao disco que será lançado ainda neste ano pelo octeto.

Quarto trabalho da carreira do grupo [depois de Labo B – o Inverso de Nelson Rodrigues (2003), Organicidade (2007) e As Vozes do Dono (2014)], Referências traz canções – que ganharam novos arranjos – de nomes como Paulinho da Viola, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção, Maurício Pereira e Lenine, passando ainda por clássicos de Caetano Veloso e Chico Buarque.

“Este espetáculo é um compilado de músicas de todos os nossos projetos cênicos e o resumo conceitual de como nós as selecionamos para o disco que será lançado no segundo semestre”, conta Daniel Reginato. “Algumas dessas canções foram marcantes nesses 17 anos de trajetória artística do grupo e representam a nossa pesquisa de arranjos e sonoridades dentro da canção popular, muito mais ligada à maneira dramática como o compositor escolhe abordar determinado tema ou também a partir da diversidade estética que ele utiliza.”

O octeto, que começou como um sexteto, tinha a proposta inicial de experimentar arranjos e composições vocais (popular e erudita) do repertório de quando eram coralistas. “Através da curiosidade e da paixão pela música vocal a cappella, formamos um grupo de estudos e aos poucos fomos nos especializando nessa pesquisa de possibilidades vocais infinitas”, conta Daniel. “Com o tempo, começamos a sentir a necessidade de um material musical que trouxesse desafios não só técnicos, mas também de uma escrita que conseguisse traduzir a canção para a voz, sem a necessidade de acompanhamento instrumental.”

De acordo com Daniel Reginato, Canto Ma Non Presto atua quase como uma banda, na qual oito vozes executam oito linhas melódicas distintas. “Temos, de certa forma, uma banda vocal, já que o resultado sonoro com essa mistura de vozes extrapola o conceito de canção e acompanhamento”, explica. “Trabalhar apenas com a voz é, por si só, um grande desafio. E o grande barato é fazer música desse jeito, em que ela substitui a função do instrumento”, diz. “Para compor esse desafio de escrita, é preciso ter muito claro o que é melodia, o que é acompanhamento e como é possível fazer com que todos esses planos dialoguem.”

A respeito do nome do grupo, que faz referência à expressão em italiano Ma Non Presto (que pode ser traduzida como “mas não com rapidez” ou “mas não depressa”), Daniel explica que se trata de uma brincadeira com a qualidade do andamento, a morosidade e a ironia também presente no repertório. “No entanto, apesar da impressão inicial que Ma Non Presto possa causar, a marca de nosso trabalho reside nessa dualidade de um repertório ora irônico, ora provocador, contendo essas diferentes dinâmicas que formam nosso desafio interpretativo”, diz. “Essa dimensão contemporânea poderá ser verificada no espetáculo Referências.”

Música no Foyer
Canto Ma Non Presto
sábado 15 de abril de 2017
às 17h
[duração aproximada: 60 minutos]
 
Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe