Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer | Lívia Mattos

A sanfoneira e cantautora se apresenta ao lado dos músicos Sérgio Reze e Filipe Massumi  

Publicado em 07/07/2017

Atualizado às 11:44 de 03/08/2018

Libras

A sanfoneira e cantautora Lívia Mattos se apresenta no foyer do Auditório Ibirapuera, ao lado dos músicos Sérgio Reze (bateria) e Filipe Massumi (violoncelo), para mostrar composições autorais que trazem influências do lirismo seresteiro e referências musicais que remetem aos universos nordestino e circense.

“São canções ora contemplativas, ora dançantes, de gêneros variados, com uma poética de quem vem da beira do mar e não para de ‘estradar por aí’. É música de quem vai”, explica Lívia, que se apropria da sanfona como base criativa e de pesquisa para a canção. A artista conta ainda que a parceria com Sérgio Reze e Filipe Massumi, que começou há cerca de dois anos, trouxe novas possibilidades para o seu trabalho.

“Gosto de pesquisar diferentes sonoridades, timbrar a sanfona com instrumentos diversos e sentir como as composições ressoam”, fala Lívia. “Com eles tenho de tocar e cantar de forma diferente de quando estou com banda”, diz. “Tem uma crueza e uma sonoridade que, ao mesmo tempo, pode ser suave, venenosa, forte. Nosso desafio é ficar construindo essas paisagens a partir das canções.”

Lívia Mattos, que desde 2010 também acompanha o músico Chico César em suas apresentações mundo afora e que participou de algumas bandas antes de partir para a carreira solo no ano de 2008, explica que seu interesse pela sanfona surgiu no circo, onde iniciou sua trajetória artística.

“Esse circo do qual participei [o Picolino, em Salvador] bebeu no universo de Glauber Rocha, da Tropicália, de Villa-Lobos, entre outros. E eu, que sempre tive vontade de tocar, comecei a me coçar mais ainda por dentro”, explica. “Até que resolvi pedir para minha tia, que tinha uma sanfona encostada, o instrumento. Coloquei umas fitas nas correias e junto com os livros que ela me deu comecei minha viagem sonora.”

A artista, que está finalizando a produção de seu primeiro disco solo – com previsão de lançamento virtual para agosto deste ano –, diz que durante um tempo de sua carreira se sentiu dividida entre a música e o circo. “Vivi anos em crise achando que eu tinha de escolher entre um e outro porque ambas as linguagens me exigiam muito. Até que entendi que está tudo junto, como junto veio na minha trajetória”, fala. “Hoje prefiro pensar que tudo é criação e, assim, vou criando intervenções, shows, performances, discos, desenvolvendo pesquisas. Uma coisa vai alimentando e instigando outra.”

Música no Foyer | Lívia Mattos
domingo 23 de julho de 2017
às 19h
[duração aproximada: 60 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

Compartilhe