Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Música no Foyer | Percussivo USP

O grupo apresenta o universo multifacetado e repleto de sonoridades da percussão

Publicado em 31/07/2018

Atualizado às 12:45 de 14/08/2018

O grupo Percussivo USP – formado por Christopher Alex, Daniela Oliveira, Débora Vieira, George Ferreira, Giulia Miglioranza, Renan Ladislau e Renato Raul, alunos de bacharelado em percussão do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) – se apresenta no foyer do Auditório para mostrar um pouco do universo multifacetado e repleto de sonoridades da percussão. A direção do espetáculo é de Ricardo Bologna.

“Vamos apresentar um repertório composto de vários gêneros musicais para percussão”, conta George Ferreira, um dos integrantes do grupo. “Serão várias peças, uma bem diferente da outra, a exemplo de ‘Living Room Music’ (John Cage), ‘Fugue’ (Lou Harrison), arranjos de ‘Aquarela do Brasil’ (Ary Barroso), ‘O Morro Não Tem Vez’ (Tom Jobim) e ‘Loro’ (Egberto Gismonti). Começamos com solos para marimba, passamos para peças importantes do repertório para grupo de percussão e finalizamos com obras de música brasileira”.

Fundado em 2007 por Ricardo Bologna (percussionista e professor titular do curso de bacharelado em percussão da USP) com o objetivo de promover o desenvolvimento e a formação de seus alunos por meio da prática de música de câmara, o Percussivo USP realiza apresentações não só dentro da academia, mas também no cenário artístico de São Paulo, a fim de divulgar, difundir e fomentar o repertório para o instrumento.

“Geralmente o público se surpreende positivamente com apresentação de percussão contemporânea, já que ela explora formações, instrumentos e sonoridades inesperados”, explica George. “Quando a plateia se depara com músicos tocando em pratos, copos de vidro ou usando a própria voz para fazer percussão, isso soa como um diferencial. Nós sempre procuramos explorar sons que jogam com a percepção do ouvinte.”

Música no Foyer | Percussivo USP
sábado 18 de agosto de 2018
às 21h
[duração aproximada: 50 minutos]

Entrada gratuita [a apresentação será no foyer do Auditório Ibirapuera]

[livre para todos os públicos]

abertura da casa: 90 minutos antes do espetáculo

 

Compartilhe