Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Naná Vasconcelos *1944 +2016

Naná Vasconcelos morreu na manhã desta quarta-feira, 9 de março, aos 71 anos. O músico, um dos mais conhecidos percussionistas...

Publicado em 09/03/2016

Atualizado às 10:21 de 03/08/2018

Naná Vasconcelos morreu na manhã desta quarta-feira, 9 de março, aos 71 anos. O músico, um dos mais conhecidos percussionistas brasileiros, estava internado desde 29 de fevereiro, no Recife (PE), e foi vítima de um câncer no pulmão.

[caption id="attachment_52536" align="aligncenter" width="366"]Aula-espetáculo Os Muitos Sons de Naná Vasconcelos, em 2011 [/caption]Aula-espetáculo Os Muitos Sons de Naná Vasconcelos, em 2011

No dia 27 de fevereiro, em Salvador (BA), Naná se apresentou pela última vez com Lui Coimbra, no I Festival Internacional de Percussão. Logo após o show, o músico teria passado mal.

Vencedor do Grammy por oito vezes, Vasconcelos também foi eleito oito vezes o Melhor Percussionista do Mundo pela revista de jazz Down Beat. Foi ainda o criador de quase toda a trilha de O Menino e o Mundo, animação brasileira indicada ao Oscar.

Em agosto de 2011, o músico foi capa da revista Continuum, do Itaú Cultural. Na ocasião, ele falou: “Música e imagem é a mesma coisa”. Leia a reportagem aqui. Assista também ao vídeo em que ele explica o que é “música surrealista”.

 


 

Leia também texto sobre o disco Quatro Elementos no Álbum Itaú Cultural.

Saiba mais sobre a vida de Naná Vasconcelos na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Compartilhe