Acessibilidade
Agenda

Fonte

A+A-
Alto ContrasteInverter CoresRedefinir
Agenda

Narrativas | Um poema em prosa inspirado por “Narciso”, de Hudinilson Jr.

Duanne Ribeiro escreve a partir do universo do artista multimídia, que investigou imagens do corpo – garimpando a mídia ou xerocando o próprio – e dialogou com a mitologia grega

Publicado em 16/11/2021

Atualizado às 16:53 de 16/08/2022

Narrativas é a sétima série produzida aqui no site que destaca produções de artistas presentes na coleção de obras de arte do Itaú Cultural (IC). A cada publicação, um escritor é convidado a criar um texto literário inspirado em uma obra do acervo. Nesta edição, escreve Duanne Ribeiro.

Narciso

Meu obsceno ferido, a cutícula inchada, no canto da unha sangue seco. Quero apaixonar-me por isso. Roça o calombinho, rogo essa carícia a ti, espelho; repara na rigidez quente e na resistência nova desta região da carne, nota que a maciez da doença é outra. Eu quem toca, eu sendo tocado: não é possível ser ambos ao mesmo tempo. Eu é um pêndulo. Eu quem toca varia se está do meio, mindinho, indicador, polegar ou anelar. Eu sendo tocado, gradações da dor: curiosidade, audácia ou berro. Quero apaixonar-me por essa aquosidade – por mim? Onde eu? Não nos quatro dedos entremeados nos cabelos arrastando-se as falanges pelo couro até preencher os interstícios com mechas – vês que o calor é intenso próximo à raiz e que cede milímetro a milímetro, da troposfera à exosfera? Não nos globos oculares incomodados mesmo por leves pressões nas pálpebras que no lado de dentro somam novas escuridões ao negrume – pinça delicado tal pele, ouve a descola, um frescor invade, devolve-a, ouve o grude. Não nos orifícios que exploro com o tato: as narinas com suas diferentes provisões de umidade (por que só sentimos o cheiro do ranho se o tiramos do nariz?), sua ardência quando se toca a cartilagem, seus pelinhos um tanto difíceis de tanger; os ouvidos tapados que nos alojam em um ronco contínuo, ruído branco de 396 hertz (ou quase), cabine de avião (há algo de voo no corpo contemplado), frequência moderadora de chacras (há algo de esquiva do ouriço no corpo: concentra-se em si e zela); a boca, tão multifária – desliza os apontadores por toda a gengiva, esfrega-os pela arcada (na frente, atrás, embaixo), faz cócegas no céu, alicata a língua com recurso ao civilizatório opositor, estuda de lado a lado a tua mucosa, avança em direção à amígdala, acusa a apreensão da garganta (o vômito é solícito, como o alívio e o álcool educam), mas guarda o distúrbio para depois. Onde eu? é eu, pingando, aspergindo, escorrendo, alagando, encharcando. me reduz a eco. me conquista e afoga. Ou eu é aqui? Este rio diante de ti, espelho: tua sereia, te reflito; a você, meu Ulisses, e vice-versa.

Veja também:
>> Todos os textos, nas várias curadorias, sobre obras do acervo do Itaú Cultural

 

Duanne Ribeiro é autor de As esferas do dragão (2019), romance publicado pela Patuá, além da novela Trindade (2020), pela Gueto Editorial. É analista de comunicação para o IC.

Hudinilson Jr. (1957-2013) foi artista multimídia. Trabalhou com xilogravura, colagem, desenho, performance e fotocópia, reelaborando conteúdos da imprensa e da cultura pop e investigando a sua imagem pessoal. Entre suas obras de destaque estão a série Exercício de me ver (1981), na qual faz reproduções xerográficas do seu corpo; seus cadernos de colagem, em que se destacam os nus masculinos; e Narcisse/estudo autorretrato (1984), inspirada no mito de Narciso – nele, o personagem, apaixonado pela própria figura refletida em um rio, cai na água e se afoga. Saiba mais sobre o artista na Enciclopédia Itaú Cultural de arte e cultura brasileira.

Compartilhe